sábado, 28 de maio de 2011

Dicas – Como elaborar um Currículo (CV)

Frequentemente me deparo ajudando um amigo ou colega a elaborar e melhorar um Currículo (ou CV). Portanto, decidi falar um pouco das melhores práticas ao se realizar essa tarefa.

A maioria das pessoas tem uma grande dificuldade em elaborar um bom currículo (em especial os mais jovens, por não terem ainda nenhuma experiência profissional), e no final das contas, acabam fazendo de qualquer jeito, “só pra ter um, pelo menos”.
Este tipo de pensamento é um enorme ponto negativo. Nossa linha de pensamento deve estar voltada para o outro lado da mesa, ou seja, a pessoa que irá analisar o nosso currículo. Saber o que a empresa procura no candidato é muito importante. Portanto, entregar qualquer coisa é uma péssima estratégia, pois a empresa não vai querer contratar qualquer um.

Primeiro vamos parar por um instante e pensar no real objetivo de um currículo. O currículo é, geralmente, o primeiro contato de uma pessoa com a empresa, onde geralmente é mais um no meio de dezenas de muitos outros papéis. Seu objetivo é informar ao responsável pelo recrutamento e seleção quais são seus principais pontos fortes, fazendo com que você se destaque no meio de tantos outros candidatos.curriculo cv curriculum vitae


Para sermos mais prático, vamos começar pelas coisas que não devemos fazer em um currículo.

PRINCIPAIS ERROS NO CURRÍCULO

    1. Mentir na formação ou experiência. Este é um erro gravíssimo e extremamente fácil de ser detectado em uma simples entrevista pessoal.
    2. Erros de português. Erros de português são terminantemente proibidos no currículo. Ter um erro de português em um documento tão pequeno e importante deixa claro ao responsável pela seleção a falta de compromisso do candidato consigo mesmo.
    3. Excesso de informações. O currículo deve ser um breve resumo de sua vida profissional e acadêmica. Abarrotar este documento de informações só torna o seu currículo pesado, cansativo e ordinário, ou seja, apenas mais um.
    4. Não incluir as datas. Uma das principais informações que o recrutador vai procurar saber é por quanto tempo você trabalhou em determinada empresa, qual foi a duração de seu curso superior, e assim por diante. Colocar datas vagas também é ruim. Se não há como determinar o dia exato, coloque pelo menos ano e mês.

Evitar estes 4 erros já terá sido um bom começo. Agora, vamos aprender a como deixar seu currículo enxuto e atraente.
O maior segredo é ser direto e objetivo. Uma das principais funções do currículo é fazer com que o recrutador queira conhece-lo melhor, saber mais de você, e chama-lo para uma entrevista. Portanto vamos aprender a como “turbinar” o seu currículo. Existe uma infinidade de detalhes que farão seu currículo se destacar.recrutamento e seleção


TURBINE SEU CURRÍCULO

    1. Destaque para seu nome. O principal foco do currículo é nada mesmo do que você. Portanto, o seu nome deve ser o item mais visível e marcante do documento.
    2. Informações pessoais na medida certa. O fundamental é prover meios de contato. Endereço é uma informação que provavelmente somente será necessária numa possível contratação. A idade é algo importante, mas cuidado para não enviar um currículo desatualizado para um processo de seleção. Além disso, telefone e e-mail atualizados são indispensáveis.
    3. Tenha um e-mail profissional. Evite ter um e-mail que seja infantil, cheio de número,muito extenso ou pessoal de mais. Procure algo simples e fácil de se escrever (e de lembrar).
    4. Layout bem distribuído. Escolha um layout que facilite a leitura e que exalte seus pontos fortes. Colocar as informações de qualquer forma e muito juntas, fará com que as pessoas não queiram ler o seu currículo.
    5. Tenha um objetivo que seja objetivo. Muitas pessoas não despendem muito tempo elaborando o objetivo. O objetivo deve resumir, em poucas palavras, o que você pretende conquistar em sua carreira. Uma ou duas frases são mais do que suficientes.
    6. Flexibilidade é fundamental. Enviar exatamente o mesmo currículo sempre não é lá uma das melhores práticas. Devemos sempre revisá-lo e fazer as adaptações que forem necessárias para que seus melhores atributos coincidam com as características que aquela empresa procura.
    7. Use apenas uma página. Sei que as vezes pode ser difícil falar tudo em uma única página. Portanto, não fale tudo, fale o principal. Lembre-se de que após um dia inteiro lendo currículos, a preguiça do recrutador em ler a segunda página pode acabar te custando a vaga.
    8. Foto é acessório. Anexar uma foto ao currículo não é uma coisa muito boa. Exceto quando expressamente especificado na descrição da vaga, nunca anexe ou incorpore uma foto ao seu currículo. O mesmo vale para documentos como CPF e RG.

Sendo absolutamente franco, não existe a melhor forma de se fazer um currículo. Tudo depende da vaga, do perfil do candidato, do tipo da empresa, de uma infinidade de outros fatores. O que existem as boas práticas, que geralmente farão com que você seja notado no meio de tantos outros candidatos. Mas isto não é garantia de nada. Como disse anteriormente, o currículo é apenas o primeiro contato. Existem muitas outras coisas depois disso. Mas ser chamado para uma entrevista pessoal já é um bom sinal.

Para finalizar, o que eu poderia dizer sobre o currículo é que ele deve ser simples e objetivo. Na dúvida, coloque-se no lugar da empresa, no lugar de quem irá ler e avaliar o seu currículo. Assim fica mais fácil saber o que se deve colocar, ou o que se deve deixar para um segundo momento. Depois disso, é só cruzar os dedos e esperar ser chamado para a entrevista.

De Florianópolis,
Hugo Oliveira Campos.

2 comentários:

  1. Congratulations dude!

    Já fiz muito disso para os meus amigos também, mas sempre prezo para 2 páginas completas. A primeira somente com informações profissionais e de relevância (Experiência e Realizações) e a segunda mais informativa (curso superior e extra curriculares, datas de entrada e saída dos trabalhos e atividades extra curriculares).

    Abs,

    Well

    ResponderExcluir

Frase do dia