terça-feira, 23 de julho de 2013

PROCURA-SE ESTAGIÁRIOS COM EXPERIÊNCIA, PODE ISSO ARNALDO?

Imagem: Google
Recentemente ouvi na rádio CBN o Max Gehringer tirando a dúvida de um ouvinte sobre a exigência de algumas empresas em se contratar apenas estagiários com experiência. Diante disso me veio à necessidade de expor minha opinião sobre esse tema.

Eu particularmente acho desnecessário tal exigência tratando de uma atividade de aprimoramento profissional relacionada à alguma área de estudo, não há vínculo empregatício, logo não se deveria cobrar alguma experiência.

Infelizmente isso não é regra e as empresas (principalmente as privadas) podem fazer qualquer tipo de exigência que achar conveniente para o melhor desempenho das atividades dos futuros estagiários.

São poucas as organizações que enxergam o estágio como uma via de mão dupla, devendo ser tão bom para a empresa quanto para o jovem estudante sedento de conhecimento e de toda dinâmica que envolve uma empresa, é cada vez mais comum o estagiário ser contratado apenas como mão de obra barata, pela facilidade da contratação que não incluem os vínculos de empregabilidade regidos pela CLT.

Se a maioria dos empresários soubessem como é importante para a formação do estudante essa oportunidade, vivenciar toda aquela atmosfera, conhecer na prática tudo que ele adquire de teoria na faculdade; Fica muito mais simples e tudo faz sentido, sem contar que a empresa tem a oportunidade de moldar o estagiário para uma possível efetivação, tendo um profissional sem vícios de outras empresas e que respira a missão, visão e valores da organização.

Mas também não podemos cobrar apenas dos empresários, muitos estudantes deixam para os últimos semestres da faculdade para procurar um estágio, apenas para cumprir possíveis grades curriculares exigidas pela instituição de ensino, aos neófitos que ingressam nessa nova jornada, indico que quanto mais cedo você adquirir essa experiência, mais fácil virão outras oportunidades, sem contar que a aprendizagem fica muito mais atraente, porque o estágio nada mais é do que um treinamento profissional e deve ser tratado como tal.

Estou no Twitter: @vanildoneto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia