domingo, 29 de maio de 2011

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA





Ok, esse é o nome do nosso blog, mas todos aqui sabemos o que significa realmente?


Fazendo uma junção de varias definições que eu vi pela net e em livros [acreditem ou não, eu usei a biblioteca da faculdade para algo que não seja trabalho acadêmico], posso definir a administração participativa como:


Um método de gestão democrática, em que se valoriza principalmente o brainstorming da liderança com os funcionários, pois por meio das experiências e ideias individuais, pode-se criar meios inovadores, organizados e acima de tudo responsáveis, para que se atinja um objetivo dado.


Não é preciso muito mais informações conceituais para ver que esse tipo de liderança ajuda e muito com a identificação dos funcionários com os valores da empresa. Funcionários felizes e que se sentem importantes darão retorno imediato para a empresa em questão de qualidade de serviço, e certamente, estarão mais contentes em trabalhar em uma empresa que abre espaço para suas ideias (todos sabemos das dificuldades que as empresas estão tendo em reter bons funcionários).


Caso queiram saber um pouco mais sobre esse estilo de liderança, seguem links:


Wikipedia
Blog Artigonal
PDF da AMPG


Muito Obrigado,
Yuri Oliveira Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia