quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A TEMIDA ENTREVISTA EM INGLÊS



Voce deixa o seu currículo impecável. Todos os cursos, informações relevantes... Até idiomas voce tem!

Voce chega preparadíssimo para uma entrevista em uma determinada empresa, então, o pior acontece:

- "Pelo o que eu vejo aqui o senhor tem inglês avançado... É isso mesmo?"
- "Sim..."
- "Tudo bem se fizermos uma parte da entrevista em inglês?"


Pronto... Se te sobrar verbo "To Be" é muita coisa...

Mas olhem, fiquei sossegados leitores, segundo o estudo, só 33% dos profissionais do Brasil consegue se comunicar com desenvoltura em inglês, um índice que nos coloca atrás do México, Argentina e Chile. O levantamento da Michael Page mostra que nesses países a fluência dos executivos é de 52%, 49%, 46%, respectivamente.

Seguem algumas dicas retiradas da internet, que podem ser muito úteis para se preparar para uma entrevista de emprego:

Exigências do cargo


Conhecer bem a área e o cargo simplificam e muito na agilidade e simplicidade de suas respostas. Se está pretendendo continuar no ramo, procure conhecer pontos em comum do seu cargo atual com o cargo pretendido. Cargos que lidam constantemente com clientes internacionais obviamente pedem ingles fluente, mas para outras atribuições, as vezes nao é tão necessario assim. Se mesmo não sendo necessário o ingles para o cargo pretendido o entrevistador propor uma parte da entrevista em ingles, possivelmente a empresa visa a contratação de funcionarios já com um plano de carreira em vista, nao se assuste. O ingles pode e deve ser aprimorado, melhor ainda com a ajuda da empresa não?

Linguajar: (formal e coloquial)

Evite palavras vulgares. Elas não são vistas com bons olhos pela maioria dos entrevistadores. Gírias (como em “rolar” ao invés “acontecer”) podem ser indevidas, enquanto expressões idiomáticas (“estar com a cabeça nas nuvens”, por exemplo) mostram que o candidato possui um conhecimento mais profundo da língua.

Poluições da Língua

Deve-se prestar muita atenção em não usar impropriedades da língua no momento da entrevista, pois, após um tempo no exterior, é comum que os candidatos peguem alguns “vícios” que são incorporados e utilizados no discurso sem critério algum. Alguns exemplos são “kinda”, “you know”, “sort of” e outros.

Para que isso seja efetivamente evitado e o candidato ainda tenha tempo para organizar seus pensamentos e colocações relevantes, o ideal é dar pausas mais adequadas, eliminando “well...” ou “I mean...”, pois essas práticas não alavancarão seu perfil de avaliação.

Parroting

A técnica “Parroting”, que seria o equivalente à palavra “papagaiar” em português, se resume à capacidade do candidato de captar exatamente as palavras usadas pelo entrevistador na pergunta e poder usá-las imediatamente na resposta. Aqueles que têm um conhecimento mediano do inglês já sabem que, com uma simples mudança de ordem de palavras, uma pergunta vira uma frase afirmativa. E porquê não aproveitar essa oportunidade para deixar seu discurso mais completo? Essa técnica também lhe concede tempo para refletir exatamente o quê o entrevistador está te perguntando.

Eco Positivo

Um discurso pausado permite a eliminação do risco de se embolar não apenas com a dicção, mas também com o raciocínio. Eficientemente elaborados, seus posicionamentos devem ter uma verbalização moderada de modo que atraia o entrevistador. A tonalidade da voz e seu espaçamento com um bom inglês é um grande recurso.

Elabore mais

Tendo dúvidas, não hesite em perguntar. É claro que fica um tanto que estranho se você requisitar esclarecimentos a todo o momento, mas ouça bem ao quê está sendo exposto por parte do entrevistador. O tempo para sua resposta é considerável, assim, raciocine bem e procure evitar o “yes” e o “no”, pois respostas curtas não mostram a percepção de um bom entendimento e conhecimento do idioma.

Vocabulário

Em um determinado momento da entrevista, haverá uma pergunta ideal para que você mostre seus conhecimentos de vocabulário específico da sua área de atuação. Vocábulos e chavões técnico-científicos são determinantes e contam muitos pontos.

Para treinar esse tipo de vocabulário, a leitura de revistas como Business Week, Financial Times, Forbes, assistir TV a cabo com freqüência e atualizar-se (CNN, BBC e Bloomberg) é fundamental. Já tendo o conjunto lexical necessário para o cargo proposto pelo RH, estes recursos extras só trarão efeitos positivos para a desenvoltura do seu inglês no plano da estrutura como geral, não apenas na palavra pela palavra. Lembre-se: Mais importante do que saber o vocabulário, é saber como usá-lo. Isso vai permiti-lo envolver e impactar o ouvinte já que estará cobrindo toda a extensão da conversa.

Gramática

A melhor maneira de se aprender gramática, principalmente para aquelas pessoas que não possuem tanta facilidade na aprendizagem de outros idiomas, NÃO é fazendo exercícios e mais exercícios no livro.

Ter um grupo de amigos que têm um grau maior que o seu de inglês já ajuda um pouco. É claro que o risco, caso eles não sejam profundos conhecedores da língua, é que você seja eventualmente exposto a input negativo.

Ter um professor ao seu lado que faça correções no momento em que você comete um erro lingüístico seria perfeito, pois ele teria o mesmo papel da nossa mãe quando estamos aprendendo a falar nossa primeira língua. Quando corrigido, repita a frase toda já implementando a correção. Assim, aos poucos nos acostumamos com a estrutura correta da frase de modo que não cometamos mais os erros.

Entrevista em inglês e português

Podendo ser testada até pelo telefone, uma exposição eloqüente e precisa dará ao entrevistador um panorama das habilidades comunicativas do candidato.

Ao telefone, não contamos com o campo visual. Assim, para treinar compreensão oral, ouça músicas, baixe podcasts na internet sobre um tema que te interesse, assista vídeos de qualidade no youtube e tenha à sua frente um bom dicionário. Vá se acostumando com os sons das palavras e arrisque escrevê-las e procurar seus significados, verificando se há sentido dentro do contexto apresentado.

Para níveis mais básicos, inicie por assuntos menos específicos de conhecimento geral como: comida, família, trabalho, férias e outros. Se já tiver um bom nível de inglês veja temas como: globalização, planejamento, comunicação, empreendedorismo, gerência, etc.

Uma boca e dois ouvidos

Dinâmicas de grupo em inglês também servem como meio de avaliação da performance dos candidatos. Elas avaliam tarefas específicas, seu posicionamento ante um tema, abordagens e uso da língua in-context.

Tratando de assuntos como marketing, finanças, gerência, pró-atividade, planejamento, estudo de casos, etc, ao fim do tempo, cabe-se apresentar a decisão final sobre um tópico.

Saiba avaliar o momento certo em que a sua experiência na área vai te auxiliar na dinâmica, pois isso NÃO é 100% das vezes. Deste modo, é importante que ouça bem o que está sendo requisitado não só de você como do grupo todo.

Além disso, saiba se impor na hora de colocar suas idéias, mas procure também dar espaço para os outros participarem. As dinâmicas de grupo servem tanto para verificar como as pessoas interagem entre si quanto para verem suas habilidades individuais.

Certificados Internacionais

Existe no mercado de hoje vários opções para o profissional moderno. Os testes mais reconhecidos são TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o britânico IELTS (International English Test System). Ambos atestam a sua capacidade para falar, escrever e compreender o idioma e podem ser realizados em várias cidades do país. O BULATS também é uma boa escolha e está no momento crescendo no mercado brasileiro. Várias empresas utilizam esta prova para definir níveis salariais de cada profissional. Por fim vale mencionar o TOEIC, cujo já tem excelente nome e cobertura no âmbito internacional.

Bom, se fosse facil nós não teríamos tão poucos executivos capazes de se comunicar em outra língua... Mas creio que podemos começar de algum lugar. A geração Y deixou bem claro que determinação pode sim levar alguem a algum lugar, e é responsabilidade e interesse de cada um, se quisermos crescer, mudar esse quadro.

Para fechar a postagem, uso uma citação do Senhor Wodehouse:

"I always advise people never to give advice" P. G. Wodehouse

Muito Obrigado,
Yuri Oliveira Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia