“Genes, DNA, teoria da evolução – Um livro desafia a primazia de aspectos culturais como explicação para o comportamento de consumidores” – André Faust
Olá a todos! Peço desculpas pelo período que me ausentei e parabenizo e agradeço aos demais elementos do blog que continuaram, em especial o Yuri.
Cumprimentos a parte, volto falando de um assunto bastante interessante desta última edição da EXAME, que vem gorda e cheia de preparativos para a edição #1000.
A matéria fala sobre o livro de Gad Saad, um psicólogo líbano-canadense, chamado “The consuming instinct”, onde ele afirma que um dos principais fatores para o desejo de comprar de cada consumidor é o instinto que herdamos de nossos ancestrais das cavernas.
O livro cita exemplos como o ímpeto do homem em sempre desejar (e alguns poucos felizardos, comprar) carros de luxo, pois o status é um fator que se relaciona ao instinto da seleção sexual. Já as mulheres, que usualmente já gastam um bom dinheiro com cosméticos, tendem a querer se arrumar ainda mais nos períodos em que estão mais férteis.
“Se há algo que faz com que o homem seja único em comparação com outros animais é o fato de que o Homo sapiens é um animal tanto cultural quanto biológico” – Gad Saad
Acredito sim que os dois principais fatores para o consumismo no mundo moderno sejam o fator cultural e o instintivo. Não só no mundo dos bens de consumo, mas também como nos investimentos, empreendimentos, novas ideias, novos modelos de negocio, etc. Em outras palavras, toda e qualquer decisão é baseada no que aprendemos com nossos pais e tutores (fator cultural), no que sabemos a respeito das coisas ao tomarmos as decisões e no que “sentimos” a respeito delas (fator biológico).
De qualquer forma, quem souber interpretar os padrões e perceber novas tendências, pode chegar na frente e ter mais vantagens. Sem dúvidas esse livro irá abrir s olhos de muitas pessoas.
De Florianópolis,
Hugo Oliveira Campos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário