sexta-feira, 26 de agosto de 2011

EXAME – 18 MINUTOS DE FAMA

Decidi falar sobre uma matéria que saiu na penúltima EXAME, de 10/08/2011. A reportagem fala sobre o TED.
Achei interessante a reportagem falar sobre algo que nosso colega Yuri, no dia 26/02/2011, havia comentado no blog. Como a própria EXAME resolveu divulgar a fundação, fica aqui o reforço.

E o que é o TED? O nome TED vem das iniciais de Tecnologia, Entretenimento e Design. A Fundação, criada por Richard Saul Wurman, promove palestras sobre os mais variados temas. A parte interessante é a seguinte: Todas as palestras tem 18 minutos (ou quase isso… lol).

imageO formato das palestras é o que as torna “suculentas”. Em apenas 18 minutos o palestrante deve transmitir todas as suas principais idéias aos ouvintes. Sem rodeios e nem enrolação. Desta forma, todos os vídeos estão abarrotados de ideias e informações úteis. O site ainda possibilita que você escolha por categoria, palestrante, data, e várias outras opções. Logo, se você procura um assunto específico, fica fácil de encontrar.

 

COMO FUNCIONA
O TED organiza duas conferências anuais, uma na Califórnia e outra itinerante. Cada evento dura cinco dias e reúne cerca de 50 palestrantes, que devem apresentar as suas ideias em até 18 minutos.

ALCANCE
Mais de 1000 palestras estão disponíveis em vídeo no site do TED (www.ted.com) e espalhadas pela internet. Juntas já foram vistas mais de 500 milhões de vezes. Há mais de 1 milhão de seguidores do TED no Facebook.

PALESTRASE PÚBLICO
Pelos palcos do TED já passaram Bill Gates, AL Gore, Peter Gabriel e Bono Vox [e também Hillary Clinton]. A platéia, restrita a pequenos teatros, também costuma ser estrelada. Cameron Diaz e Meg Ryan já foram vistas nos eventos.

 

A revista ainda fala da importância deste formato para as empresas. Segundo o publicitário Rory Sutherland, esses eventos conseguem, como nenhum outro meio, colocar sua mensagem e sua marca em contato com um público extremamente qualificado.Para empresas, essa é uma oportunidade valiosa.

O site está recheado de excelentes palestras, e vale a pena “perder” algum tempo para ganhar conhecimento. Já as empresas (e principalmente instituições de ensino), podem tirar muito proveito deste conteúdo de altíssima qualidade, e ensinar seus alunos não só a “como fazer”, mas também ensinar a “como pensar”.

De Florianópolis,
Hugo Oliveira Campos.

Fonte: Revista Exame, Edição #997, de 10 de Agosto de 2011, páginas 102 a 104.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia