domingo, 8 de maio de 2011

EXAME – A salsicharia do direito

Devo admitir que essa reportagem ganhou bastante da minha atenção por falar de uma empresa que eu conheço de perto, afinal de contas, morei lá durante 10 anos.

A reportagem fala da JBM – J. Bueno e Mandaliti – situada em um galpão de 2000 metros quadrados no centro de Bauru. O interessante sobre este escritório de advocacia não é exatamente sua localização, sua carteira de clientes e muito menos sua tradição na cidade, e sim o tipo de causas que ele atende. O foco principal da empresa são aquelas milhares e milhares de pequenas causas que as empresas odeiam (pois geralmente são ações de consumidores insatisfeitos) e que nenhum escritório de advocacia gosta – também conhecidas como “contencioso de massa”.Linha Produção - No lugar de chocolate, processosOutro ponto que merece nossa atenção é o fato de o escritório ter apenas 3 anos (na verdade o Mandaliti existe há mais tempo do que isso, mas acredito que eles devem estar contando desde quando o J. Bueno entrou para o negócio), e ter um faturamento previsto de R$110 milhões para 2011. Com sua metodologia de trabalho (algo bem próximo a uma linha de produção, como ilustra a figura acima) e política de cortes de custos ao extremo, a JBM transformou uma montanha de ações indesejadas em uma formidável fonte de faturamento (afinal de contas, sempre haverão consumidores insatisfeitos, e a tendência é que existam cada vez mais reclamações e ações).

Cada vez mais precisamos reinventar a maneira de fazer negócios e de criar novas oportunidades. A JBM mostrou que mesmo em uma área sempre dita como “saturada”, como é a área de direito, sempre há espaço para novas idéias e empreendedorismo. Parabéns a eles! E que todos possamos aprender com mais este caso de sucesso.

De Florianópolis,
Hugo Oliveira Campos.

Fonte: Revista EXAME, Edição #990, páginas 70 a 72.

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