Essa semana aqui em Maceió fui surpreendido
por esse outdoor de uma concessionária de Motos fazendo sua propaganda, nele
tinha uma mulher seminua em pose sensual e uma frase em caixa alta: “COMPRE
QUE EU DOU PRA VOCÊ”, logo depois vinha em caixa baixa complementando a
frase: “O emplacamento grátis”.
Logo quando vi a tal propaganda achei a forma
de abordagem genial na questão do impacto que atrairia a curiosidade do seu
público alvo em saber do que se tratava, mas também já imaginei a repercussão que
traria diante toda sociedade, para muitos (leia-se muitas) foi uma forma
machista e de depreciação da figura da mulher e também pelo tipo de mídia usada,
impropria para o tipo de abordagem.
Acredito que a agência que produziu a
campanha tenha se inspirado naquele famoso caso do empresário de Brasília que se
utilizando do marketing de guerrilha (Aquela técnica moderna e agressiva de marketing, que trás impacto) para divulgar sua
loja de conserto e vendas de panelas e usou o seguinte banner:
Semelhanças à parte, o outdoor aqui em Maceió divide opiniões, vai daqueles que se ofenderam profundamente,
até aqueles que defendem a liberdade de expressão e o direito que cabe aos
envolvidos na criação da campanha. Para nós, profissionais do Marketing,
Administração e afins, nada mais foi do que uma forma de quebrar os velhos paradigmas
da publicidade do nosso Estado, sempre produzindo a mesmice em propagandas sem
ganhar a atenção do consumidor. Sabendo-se que os outdoor's estão cada vez mais banalizados e sem o brilho de outrora.
Indo um pouco mais além,
ainda pontuo que no Brasil existe muita “cordialidade” entre as concorrentes no
momento de produzir suas peças publicitárias. No EUA o marketing é muito mais ousado,
a crítica existe e os concorrentes se cutucam o tempo todo, diretamente. No
Brasil convivemos com essa hipocrisia em achar que todos vão entender as indiretas
e mensagens subliminares das marcas, caso apareça algo mais direto contra
alguma marca, entra-se na justiça e os multa pelo uso indevido da imagem.
De fato, a marca aqui em
Maceió está atingindo seu objetivo, chamar atenção, principalmente do seu
público alvo que é o que realmente interessa... Estão falando, nas redes sociais, ruas, jornais...tudo o que uma marca precisa: VISIBILIDADE!
Enquanto as críticas? Saibamos
conviver com elas... sempre existirão.
E Viva o marketing! \o/
@vanildoneto
Art. 37
ResponderExcluir§ 2º do CDC
Lucky Club Casino Site Review + Overview
ResponderExcluirLucky Club Casino is a new and exciting luckyclub online casino that is part of the prestigious Casino Rewards Group. This casino has been around since 2015 Rating: 2 · Review by LuckyClub.live