segunda-feira, 3 de setembro de 2012

COTAS... QUAL É A SUA?


É com esse assunto polêmico que eu dou uma aparecida pelo blog hoje (nada a ver que eu saí mais cedo da faculdade hoje e pensei bastante nisso na volta).

Enfim. Hoje venho falar das cotas que o Brasil estabelece para universidades publicas em específico. Cotas para negros e índios por exemplo.

Assim como um dia eu vi em um vídeo na internet, reafirmo que as cotas não têm nada a ver com política educacional. Como também não tem nada a ver com resgate histórico ou pagamento de uma dívida social histórica por conta da escravidão.

Se as cotas fossem uma ação de medida com fim de diminuir a diferença entre as classes, seria basicamente uma mentira. Além das cotas serem poucas, são de difícil acesso, então não é bem esse o objetivo das cotas.

Concordo tambem com uma passagem do video em que o autor afirma que cotas, esse "tapa buraco" do sistema educacional brasileiro, não é uma resolução para o problema. A resolução aliás já vem sendo discutida a muito tempo: Maior investimento no ensino básico.

Dessa forma, nao somente brancos, ou tampouco negros ou índios precisariam se submeter a um sistema tão duvidoso e anti-constitucional.

Todos, dos ricos aos pobres, teriam acesso a ensino basico de qualidade, e gratis.

Confesso que ja fui da opinião de que deveria existir cota nao para negros ou indios, mas para classes sociais.

Na realidade isso não funcionaria. Caímos novamente na ilusao de que se abrirmos "portas" alternativas para certos grupos, vamos resolver o problema como um todo. Quando não vamos. Precisamos resolver o problema de modo que todos desfrutem da mesma forma e oportunidade. Não somente abrindo portas mas principalmente "Derrubando" todas elas.

Assistindo ao vídeo, lembro que fiquei maravilhado com a hipotese levantada pelo autor do video, em que ele dizia que o real motivo da criação das cotas é com o objetivo que o espaço publico seja frequentado por aqueles que nao estao presentes. E por não estarem lá, eles nao podem se apresentar para sociedade como cidadãos ativos para o convívio.

Ele cita tambem que o mesmo ocorreu com as mulheres na política, quando criou-se cotas de mulheres para os partidos... E olhem só voces, temos uma presidente hoje. Quem sabe, se nao fossem as cotas, isso um dia seria possível? E se fosse, certamente não seria tão rapidamente.

Mas voltando ao assunto original... Porque as faculdades? Porque é justamente nesse ambiente que os negros e índios não estão... Onde os pobres não estão... E essa então seria uma medida de integração. Uma medida para que se torne comum o negro, branco pobre, índio frequentando uma faculdade.

"O PRECONCEITO SE QUEBRA COM O CONVÍVIO"

A cota então, é pra viabilizar o convívio. Quebrando o preconceito nesse espaço, voce invariavelmente acaba quebrando tambem em varios outros lugares, e a partir disso cria-se o convivio sem preconceitos.

Gente eu sei como é difícil estudar que nem um cão, competir com tantos outros, e ainda assim por meio de cotas, um outro ter uma certa vantagem no final. Eu entendo que a medida de cotas pode ser encarada como um dos atos de maior preconceito aberto que se possa imaginar.

MAS... Vendo por esse ponto de vista realmente... Talvez seja a unica forma... Não imediata... Mas a longo prazo, de se extinguir o preconceito... Voce "empurra" o negro para a universidade. Com isso há mais negros dentro desse ambiente de convivio. aumentando essa quantidade gradualmente a cada ano, voce força o convivio entre todos, com isso diminui-se o preconceito, e mais pra frente, nem irão considerar mais a necessidade de cotas... Assim como a cota pra mulheres em partidos eleitorais. A lei da cota existe, mas se tornou tão comum a presença da mulher que nao se faz mais necessario o mesmo rigor.

É uma tentativa meus caros leitores. Acho que é um início. Confesso que era contra... Mas depois de ouvir esses argumentos, confesso que eu mesmo mudei de idéia e sou a favor agora.

Mas essa mudança de pensamento deu-se por estar de mente aberta para ouvir outras opinioes, outras pessoas, e respeitar cada opinião. Se eu vou manter essa mesma ideia a partir de agora? Não sei... Pode ser que eu ouça algum outro argumento que me pareça mais plausível... A beleza está justamente em pensar nos fatos e discuti-los abertamente.

Por favor, se algum leitor achar o video por aí, manda pra mim. quero ter aqui salvo comigo.

Muito Obrigado,

Yuri Oliveira Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia