domingo, 17 de junho de 2012

VOCÊ S/A - Acordar cedo pode aumentar o seu nível de sucesso?



Pois muito bem,

Passado certo tempo de silêncio, resolvi volta ao menos periodicamente para falar sobre certas coisas interessantes que tenho visto nos sites que frequento.

A alguns minutos entrei no site da VOCÊ S/A e li uma reportagem interessantíssima do blog Senhor do Tempo que comenta a relação do fato de se acordar cedo com o sucesso profissional.

Christian Barbosa (autor do texto) cita que um estudo realizado pela jornalista Laura Vanderkam, reporta que as pessoas que são matinais têm um nível de sucesso maior do que as outras.

O livro em que poderíamos ter maiores detalhes da pesquisa ainda não foi lançado. Para a pesquisa ela entrevistou diversas pessoas, como por exemplo, o antigo CEO da PEPSI Steve Reinemund que ia para a esteira às 5 da manhã antes de começar seu expediente.

Ele relata até uma própria experiência:

"O interessante é que quando fiz as entrevistas para o livro livro Equilíbrio e Resultados, diversas pessoas que se encontravam no que convencionei chamar de célula 4 da Matriz (ou seja, pessoas que tem resultados e equilíbrio simultaneamente na vida), comentavam que acordavam cedo. O Jeff Taylor e o Joao Doria Jr, dois cases que utilizei como exemplos dessa célula, faziam exatamente isso. Na hora não atentei a essa coincidência."

Pensando por mim, varias pessoas que eu tenho contato e que considero pessoas com pleno sucesso profissional têm o hábito de acordar MUITO CEDO.

Não vamos levar aqui em consideração a questão do comprometimento, porque essas pessoas não levantam mais cedo para ir ao trabalho propriamente dito, mas para dedicar-se a outras atividades, na maioria das vezes voltadas para a saúde física.

O fato de chegar mais cedo ao trabalho e dedicar-se as suas atividades durante esse período tem uma serie de vantagens, como o autor mesmo cita:

"Primeiro porque o período da manhã em geral contém poucas chances de você ser interrompido, de ter aquele agito do escritório ou ansiedade da equipe. É você com você.

Segundo porque se você teve uma boa noite de sono, está recuperado e isso ajuda você e seu cérebro a pensarem melhor, tomar boas decisões e ter boas ideias. O recomendado é que você utilize esse tempo da manhã para as coisas realmente importantes, que exijam um nível de esforço mental maior e não para atividades triviais que você pode fazer em qualquer horário."

Essa justificativa para o rendimento não é muito válida na minha opinião, visto que voce conseguiria alcançar o mesmo tipo de concentração se ficasse até mais tarde, com todos fora do escritório, e com todos os problemas mais urgentes resolvidos durante o expediente, e contando com todos os membros da equipe para auxiliá-lo.

Assim voce poderia terminar o dia de forma tranquila, sentado para ler seus milhões de emails de forma mais calma... Enfim...

Assim como Christian, me proponho a passar pela experiencia, e comprovar os reais efeitos de acordar cedo com o sucesso profissional.

De bate-pronto, já penso que tudo deve-se ao fato de realizar atividades físicas, para o corpo estar melhor condicionado ao dia de trabalho, mas quero ver realmente o que acontece.

Amanhã, segunda-feira (18-06-2012) acordarei 1 hora mais cedo. Boa sorte pra mim...


Muito Obrigado,

Yuri Oliveira Carneiro

3 comentários:

  1. Amanhã será meu primeiro dia na Apple! Terei que acordar as 5h30 para conseguir chegar lá no horário. Depois te conto se essa minha nova rotina surtiu o resultado esperado!

    Abraços meu caro!

    ResponderExcluir
  2. Pessoas B
    http://blog.perestroika.com.br/post/55102703409/imprestavel-antes-das-10-da-manha-voce-pode-ser-uma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa postagem tambem Tiago! É um outro ponto de vista!

      Excluir

Frase do dia