O Brasil é um
país onde o empreendedorismo ainda está em desenvolvimento; apesar de ser uma
crescente constante e emergente, ainda há aversões contra essa nova tendência
no país.
Para o Brasil
mudar e aceitar de forma mais espontânea o empreendedorismo, faz-se necessária
uma reorientação do ensino brasileiro para com o empreendedorismo, não só no
ensino técnico e superior, mas sim a partir do ensino básico/fundamental, de
modo que a criança comece a formar seu caráter.
Dornelas (2005,
p. 35) afirma que “os valores do nosso ensino não sinalizam para o empreendedorismo[...],
assim o emprego assume um valor fundamental na formação da nossa sociedade”.
Ainda diria mais, o emprego no setor público enche mais os olhos dos
brasileiros pela estabilidade que proporciona, por isso os brasileiros dedicam
várias horas do seu dia estudando para uma vaga no órgão público, por exemplo;
já nos Estados Unidos seus jovens estudam procurando empreender, inovar,
procurar novas tecnologias, por isso constatamos a diferença entre ambas as
nações.
Dornelas (2005,
p. 35) ainda salienta que “os cursos de administração, com raríssimas exceções,
são voltados quase que exclusivamente para o gerenciamento de grandes
empresas”, reforçando assim a ideia e a necessidade de haver mudanças na
formação dos nossos jovens, os quais, ao invés de trabalhar para uma grande
organização, podem empreender, melhorando o nível de competitividade não só de
grandes organizações, mas também das Micro e Pequenas empresas.
(Esse texto fez parte de um dos capítulos do meu trabalho de Conclusão de Curso)
Um abraço a todos!
Vanildo Neto
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