sexta-feira, 11 de novembro de 2011

UMA JOGADA DE MESTRE


Quando você chega a um restaurante e pede uma Coca-Cola, ai o garçom chega pra você e diz: “Só tem Pepsi”.  Ai você retruca “É, pode ser”. Foi disso que precisou os marketeiros da Pepsi para lançar uma das campanhas publicitárias que mais achei apropriada para o público alvo, e que particularmente achei uma jogada de mestre da equipe de marketing observar qual era a fraqueza da Marca no Brasil e transforma-la em uma oportunidade.
É público e notório aqui no Brasil que entre Pepsi em Coca-Cola não existe uma concorrência ferrenha, diferente de países como os Estados Unidos que as duas brigam de igual para igual. Acredito que depois dessa nova campanha a Pepsi entre de vez no calcanhar da concorrente pelo menos tentando aproveitar um rótulo que ela recebeu (“É pode ser”) para angariar novos apreciadores.
Na Campanha ela mostra que o “Pode ser” pode ser muito bom e elabora várias situações onde utilizando esse jargão deixa muito mais atraente e faz com quê o consumidor pense duas vezes na hora de renegar o refrigerante por até mesmo cultura. (Diz que é ruim sem nunca ter provado).

E qual é esse público alvo da Pepsi hoje no Brasil? Os mesmos de sempre, os jovens, só que nós da geração Y somos diferentes das antigas gerações, não compramos o produto, compramos a marca, o modismo.  Muitos compram até sem gostar de fato do refrigerante, mas para não perder a oportunidade de usar o “jargão do momento” compra, aprecia e espalha até torna-la um viral de sucesso nas ruas e mídias.
Esse é o poder do Marketing meus caros e orgulho-me cada vez mais em ver o crescimento e a criatividade dos marketeiros do Brasil.

Veja aqui algumas situações:


Veja também um amador ( O que vale é a intenção rsrs...)


Estou no Twitter: @vanildoneto

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