quarta-feira, 9 de novembro de 2011

EXAME - SCHWEPPES - VENDA PROIBIDA PARA MENINOS


Postagem inspirada num happy hour com o pessoal do trabalho. 
Com o slogan "Separando meninos dos homens desde 1783." a Coca-Cola Brasil, detentora do refrigerante Schweppes, criou a primeira campanha de âmbito nacional. A ação publicitária foi ao ar no dia 19 de Outubro, concomitante ao lançamento do manifesto "separando meninos dos homens". Com criação das agências Ogilvy e JWT, a campanha conta com ações em bares e internet, além de anúncios nos principais veículos de massa.

O manifesto não se trata da separação por idade ou sexo, mas por atitude, ou seja, mulheres podem ser consideradas "homens", da mesma forma que homens "bem-sucedidos" podem ser considerados "meninos".

O factóide desvendado nas ações filmadas em bares de três estados brasileiros, contou com a conivência dos garçons, convidava o interessado em pedir Schweppes a fazer um teste ao vivo, com algumas perguntas que "separam meninos dos homens". A partir das respostas e identificação dos "homens", os participantes puderam experimentar um conjunto de drinks, especialmente formulados em parceria com a Diageo: combinações de Schweppes com Gin Tanqueray, Vodka Smirnoff e Whisky Johnnie Walker.

"Meninos andam em círculos, homens vão direto ao ponto."

"Meninos se encolhem no escuro, homens sabem onde fica o interruptor."


Na fan page do Facebook, entrevistadores dão sequência à ação dos bares, mostrando as citações que diferenciam homens e meninos, entre outras atividades. Ao meu ver, a campanha foi tão bem desenvolvida que criaram até um SAC para os considerados "meninos" e que ainda não estão prontos para a marca. Através do SAM (Serviço de Atendimento aos Meninos), eles recebem dicas sobre como amadurecer suas escolhas de forma online ou via celular.


Além dessa, outra grande sacada foi utilizar com porta vozes desse manifesto pessoas, blog e sites para proliferá-lo. dois ótimos exemplos são os Blogs Testosterona e Casal Sem Vergonha, o primeiro voltado exclusivamente ao público masculino e o segundo ao "casal moderno" e sem enrolações.



O que você achou dessa campanha?


Forte abraço,
Wellington Nascimento

"Homem é homem, menino é menino..."
- Falcão

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Wellington Nascimento, canceriano com 20 e poucos anos, expoente da Geração Y, universitário/estagiário de Administração, músico, cinéfilo, leitor de vários best sellers (outros nem tanto), adorador de frases de impacto, sentimentos intensos, de experiências novas, com muitos sonhos e planos. 

Um comentário:

  1. Wellington,

    Faltou mencionar o PapodeHomem, Garotas Estúpidas e Julia Petit como participantes da ação.

    O PapodeHomem inclusive foi quem centralizou a atuação do Testosterona e do Casal Sem Vergonha elaborando as pautas e direcionando os veículos.

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