Há alguns dias comecei a escrever um post relacionado a este tema, mas não pude terminar, então esse artigo publicado no Administradores.com.br, por André Acioli e Augusto Uchôa, traduz perfeitamente a linha de pensamento que estava seguindo.
Por que algumas pessoas conseguem as coisas mais facilmente que outras? Por que o filho do cara da esquina sempre foi péssimo na escola e na faculdade e hoje tem um ótimo emprego, casa nova, carro novo e eu, que sempre fui bem em tudo, ralo dia após dia e não saiu do lugar? Com certeza você já se perguntou isso inumeras vezes ou, se não se perguntou, é porque você é o filho do cara da esquina.
Sempre ouvimos estórias de pessoas que batalharam muito na vida e conseguiram montar grandes negócios ou conquistaram ótimos empregos, mas ouvimos muito mais contos de pessoas que não fizeram muitas coisas visíveis, mas conseguiram muito e outras que fizeram de tudo, mas não conseguiram nada...
Bem... Segundo o artigo a tal da "sorte" só existe para quem está preparado e as grandes coincidências como está no lugar certo, na hora certa, falando com a pessoa certa só valem se "Você" tiver as competências necessárias para abraçar a oportunidade. Como já foi abordado várias vezes aqui no blog, a concorrência entre os profissionais está muito acirrada e você precisa ter seu diferencial ou, no caso, muito diferenciais, quantos você conseguir!
As empresas tem muitas opções na hora de uma contratação e sempre acabarão optando por aquele que "já tinha um conhecimento dentro da empresa", "já fez um curso no exterior", "já cursou uma pós", já teve dois anos de experiência numa empresa do mesmo ramo", "possui um curso específico". Ai é que incorre um erro comum aos profissionais hoje.
Muitos dos grandes batalhadores do mercado de trabalho atiram para todo lado, já vi gente formada em Administração, fazendo curso de extensão em "Análise de laboratório" para "agregar valor" ao currículo! Claro, com certeza fazer cursos extras nada correlatos com a sua profissão irá agregar valor sim, mas com certeza não surtirá o efeito que se espera. O ideal é o profissional se afunile no que faz, se especialize, ganhe um nível de expertise cada vez maior, para que o seu nível de substituição seja reduzido na empresa.
Sim, pessoal, não se enganem, como os autores do artigo citam "A oferta por profissionais perfeitamente substitutos é grande..." e "Não é difícil notar que quanto menos benefícios determinado profissional tem a oferecer, maior é a probabilidade de que outros profissionais o possam substituir."
São esses benefícios que você precisa agregar a empresa, o que a empresa ganha tendo como você como funcionário?? Qual o seu valor?? Enumere quais as contribuição efetivas e insubstituíveis que você oferece ao seu ambiente de trabalho. E se você não possuir ao menos uma, infelizmente, seu emprego pode estar em risco.
O mercado está cheio de profissionais como você, com as mesmas qualificações, a mesma formação, as mesmas características... Então, como os autores afirmam:
"Se você acaba de concluir seu curso superior, parabéns! Sabemos de todo o esforço que empreendeu para que pudesse atingir mais este degrau. No entanto, não se iluda: apesar dos muitos que deixou no degrau inferior, há vários a dividir o seu degrau e, muitos outros, ainda, nos degraus mais acima desta escada de competências."
É preciso cuidar da sua formação, dos seus relacionamentos, da sua educação pessoal, das suas competências pessoais. Invista em você, não há segredo. É claro que muitas pessoas já possuem certa facilidade para conseguir contatos, para descobrir ótimas vagas, ou tem mais tempo e dinheiro para se especializar, mas você pode adquirir isso também, com organização e dedicação sempre existirão oportunidades de crescimento.
Agregar valor a si mesmo dentro de uma empresa, pode não parecer uma tarefa fácil, porém é possível começar, exatamente agora! Quando mais tempo você dedicar a si mesmo e aprimorar o que você fazer, maior será a sua sorte!
Gostei bastante de uma frase de Acioli e Uchôa: "A carreira é um ativo que lhe pertence, portanto, cabe a você cuidar dela."
Abraços,
Daniele Paulino
Nenhum comentário:
Postar um comentário