segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

A MOTIVAÇÃO EXISTE?


Todo ser humano é motivado por algo para desempenhar suas tarefas diárias, seja hobby, por motivo de saúde, trabalho, ou qualquer outra coisa. Motiva-lo é algo estudado há muito tempo, diversos teóricos já se debruçaram sobre o tema sob diversos pontos de vista, situações, pesquisas e todo o universo que envolve essa tão complexa sensação.

Há quem diga que a motivação, principalmente, no trabalho, está no bolso. Receber seus vencimentos em dia, e um valor que se ache correto para as atividades que se desenvolve basta para que se esteja motivado. No entanto, o que muitos empresários que comungam deste pensamento não levam em consideração é que o mundo como um todo vem cada vez evoluindo mais rápido, pessoas e pensamentos também. A globalização do mercado fez e faz com que as empresas precisem reter seus talentos e só o salário não é mais motivação plena, nos tempos de hoje em muitos casos pesa mais o nível de qualidade vida que a empresa irá oferecer, antes até do que o salário a ser pago.

É certo que o ponto fundamental em uma empresa e que é algo já batido por diversos especialistas se refere ao clima organizacional sendo como um termômetro para qualquer organização, se o clima vai bem, a empresa ganha, caso contrário à derrocada é inevitável.

Eis aí um dos principais papeis do RH em uma organização, saber avaliar e sentir o clima, identificar a causa de possíveis problemas e soluciona-los o quanto antes. Outro grande equívoco do empresário é achar que o Departamento de Pessoal e o RH são a mesma coisa. Enquanto um trata o funcionário de forma mais burocrática, como mera estatística quantitativa, o outro procura entender cada colaborador, suas forças, fraquezas, necessidades, que são quase sempre bem complexas; e particular de cada indivíduo. Não podemos nem devemos medir todos pela mesma régua.

O RH tem um árduo trabalho e muitas vezes é pouco reconhecido pelo empresário, que entende que tudo aquilo é apenas teoria e que não lhe dará um retorno tangível. Engana-se de novo.

Talvez seja essa uma grande diferença entre o administrador de empresa e o empresário. Enquanto o administrador acredita em processos bem definidos, comunicação eficiente e no principal, o fator humano como engrenagem para o sucesso da organização, o empresário, por outro lado, acha tudo muita perda de tempo e que ter salários em dia e preço competitivo bastam para a empresa ser bem sucedida.

O mercado está cada vez mais competitivo e homogêneo, e o que diferencia uma empresa de outra é o clima em que ela se encontra. Não adianta colocar valores apenas no papel e achar que serão seguidos, a empresa transmite aquilo que seus líderes são.

Estou no Twitter: @vanildoneto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia