quarta-feira, 12 de outubro de 2011

FACEBOOK INVADIDO POR DESENHOS ANIMADOS


12 de Outubro, Dia das Crianças (e feriado católico), o post de hoje vai em homenagem a esses pequeninos ultra sinceros, super sabichões e ingênuos.

Desde a semana passada o Facebook, a maior rede social do mundo, se viu dominada por imagens de desenho no lugar das fotos dos perfis e alguns chegaram arriscar que seria uma ação de Marketing da "Cartoon Network e outras do ramo". Tudo na verdade partiu do pessoal da agência de Marketing de Experiência, O Melhor da Vida. Era realmente uma campanha, só que, contra a violência infantil. Para aderir ao movimento, os internautas teriam que trocar a foto do perfil na rede social pela imagem de um personagem de desenho e manterem-na dessa forma até o Dia das Crianças, hoje! Lançada na tarde de 4 de outubro, em menos de 24 horas no ar a campanha conquistou mais de 50 mil usuários, que também multiplicaram o objetivo da ação. Atualmente há mais de 500 mil perfis que aderiram a esta campanha, na maioria jovens de 12 a 29 anos. Porém tudo isso gerou uma grande discussão:

Trocar a foto do seu perfil por a de um desenho vai fazer as pessoas que cometem violência infantil mudem de idéia?

Campanhas como essa é: comodismo da população como um todo por não ir as ruas e se manifestar?

A forma de manifestar por algo migrou das ruas para a internet, isso é positivo ou negativo?

Uma opinião que achei bem interessante foi do Denis Batista, que estava presente numa discussão comigo e outros, no Facebook.


"Achei nobre a iniciativa e uma boa idéia trocar as fotos do perfil, dessa forma as pessoas que estão na "frente do pc ou da tv" porque estão trabalhando, estudando ou fazendo algo durante todos esses dias até o dia 12, chamam atenção para um problema muito sério que é a violência infantil. É uma boa forma do assunto estar em pauta (pelo menos até o dia 12).

Acho interessante o uso das redes para provocar discussões sobre assuntos produtivos, e foi isso que foi gerado. Se isso vai fazer com que acabe a violência infantil ou diminua-a é outra coisa, mas pelo menos mais pessoas estão falando sobre o assunto e provavelmente pensando em outras atitudes que podem ser tomadas para resolver tal problema. Sair nas ruas e gritar, etc, etc é muito produtivo também, o que aconteceu no Egito é um exemplo muito bom de como manifestar-se, o que aconteceu e ainda está acontecendo no Chile (referente a educação) também. Porém todas as formas de manifestações são válidas e deveriam ser vistas dessa forma."

Escrevi sobre isso uns tempos atrás (Viva Lá Revolución nas Redes Sociais), e acredito que incentivar esse tipo de ação (manifestações virtuais) tem gerado resultados que não viamos por toda década 2000-2010. O certo é incentivar (trocando a foto, por exemplo) e depois fazer parte de uma manifestação "real", como as que ocorreram esse ano.

Durante muito tempo as manifestações ocorreram só na internet, porém os últimos acontecimentos estão mostrando que essa geração Y está realmente indo as ruas e protestando contra o aumento abusivo dos preços, preconceitos em suas mais variadas formas, má distribuição do orçamento público, entre muitas outras discrepâncias.

E vocês, o que acham?


Um Forte abraço,

Wellington Nascimento

"O grande homem é aquele que não perdeu o coração de criança."
- Meng Tse

Um comentário:

  1. É isso ai Will, também vejo como uma forma de colocar o assunto em pauta. Apesar de ser virtual, a manifestação gera discussão que é transferida para a faculdade, trabalho, mesa de bar...

    ResponderExcluir

Frase do dia