sexta-feira, 23 de setembro de 2011

EXAME – Um ano para dar certo

“Esse é o prazo imposto pelos executivos da Renner para fazer de sua nova rede de moda jovem um sucesso” – Tatiana Vaz.

Não é segredo para ninguém que um dos grandes trunfos para se estabelecer novas marcas, que durem por décadas é “vendê-las” para os jovens. Com este pensamento a Renner está lançando lojas-piloto de sua marca jovem: A Blue Steel.

renner blue steel

Segundo a reportagem a empresa já tinha o projeto há algum tempo e com o crescimento do varejo no último ano deu força à ideia. Com lojas em São Paulo, Belo Horizonte e uma em Porto Alegre (em breve estará em funcionamento) o investimento na nova rede deve ser de 7 milhões somente este ano. Entre as ações para conquistar o público jovem está a contratação de “embaixadores” da marca. Estes embaixadores são 15 jovens, influentes na internet, que farão com que a marca seja divulgada e “quebrarão o gelo” entre os novos produtos e os consumidores.

De forma semelhante à Renner, a Riachuelo também tomou uma ação voltada para o mesmo público. O relançamento da marca Pool, sucesso dos anos 80, foi a ferramenta utilizada para atrair mais jovens as lojas da rede. No entanto, os executivos da Riachuelo ainda não veem necessidade de investir em lojas exclusivas.

As ações tomadas pela Renner e pela Riachuelo são exemplos de que, cada vez mais, o público jovem tem mais destaque. Este público é fortalecido pela força e “presença” da internet, com suas redes sociais e ágil disseminação de ideias, que fez com que milhares de empresas revisassem suas políticas de propaganda e marketing.
Os jovens tem uma força enorme. Eles ditam modas, constroem ou destroem a imagem de uma marca em questão de alguns cliques. E é esta força “selvagem” que as empresas ainda estão tentando laçar (tanto no setor de marketing, quanto no setor de RH). Quem conseguir domá-la primeiro, poderá tem uma escalada “galopante” em seus resultados.

De Florianópolis,
Hugo Oliveira Campos.

Fonte: Revista EXAME, Edição #1000, 21/09/2011, páginas 148 – 150.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia