quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SECRETARIA DE FACULDADE: UM PROBLEMA SÉRIO




Venho hoje para falar de um problema antigo e muito comum, e talvez por essa dita acomodação ao problema devido a sua frequência, não se da devida atenção ao problema.

Não importa o dia ou período do ano. Seja no início quando todos fazem matricula, rematricula, requisições adicionais (que diga-se de passagem, grande parte dessas requisições são associadas a correção de problemas da própria secretaria). Seja final de ano, quando todos pedem revisão de provas, acerto de notas no sistema, ou durante o ano, quando eventuais DP's aparecem magicamente.

A secretaria SEMPRE estará cheia. Cheia de problemas, cheia de reclamações, cheia de pessoas esperando, cheia de desculpinhas e principalmente cheia de incompetência.

Mas nem tudo é cheio... Não posso generalizar não é mesmo? Tem muita falta também. Falta de consideração, falta de pessoal qualificado, falta de um sistema integrado que efetivamente funcione de forma a simplificar o trabalho, falta de funcionários suficientes, falta de atenção...

Vou disponibilizar aqui uma tabela que não considera os problemas dia a dia... Essa tabela é referente as reclamações feitas ao PROCON, e foi montada com informações do site do mesmo, com consulta realizada em 21/09/11, porém com dados referentes a 2010:




Como pode uma faculdade tratar com descaso seus clientes e mesmo assim ainda cobrar mensalidades abusivas com pretexto de melhora?

Não podemos nos acostumar com isso. Filas e aborrecimentos em secretaria não é algo normal. Ouse você, estudante, deixar de pagar uma única mensalidade, ou não responder a uma convocação da faculdade pra ver o que eles fazem...


Soluções?

Coloquem mais funcionários! Qualifiquem seus profissionais! Coloquem um sistema que preste! Somos clientes e somente queremos um serviço bem prestado! Eu até prometo não pegar 5 senhas pra guardar lugar pros meus amigos!

São soluções simples! Para a quantidade de dinheiro que gira em torno desse tipo de negócio, um bom atendimento deveria ser PRIORIDADE.


Não resolveu?

O PROCON faz uma "operação especial" para as 20 primeiras instituições que apresentarem maior índice de denuncias.

Quem sabe se todas as vezes que ficamos indignados com esse descaso do consumidor nós reclamássemos aos órgãos competentes, essa situação não muda?

Todos reclamamos do atendimento por parte das empresas de telemarketing e o governo agiu ativamente para resolver a situação. Convenhamos, não esta ainda na situação desejada, mas a melhora é clara.

Com a quantidade de pessoas que estão estudando e saem das faculdades todos os anos, garanto que teríamos um numero bem mais representativo, exigindo uma clara resolução para o problema.


Depende de quem então pra isso mudar?

Lógico que a culpa não é só das faculdades. Durante um ano inteiro, o maior numero de reclamações foi 29 nas instituições listadas. Será que apenas 29 pessoas querem ser atendidas com respeito e eficiência que nos é merecedora?

Não estou aqui para reclamar e ficar sentado. Estou aqui para alertar e levantar uma bandeira que até então eu mesmo não seguia.

Melhora não se consegue com 29 pessoas... Atingiremos uma melhora quando todos deixarem de voltar pra casa insatisfeitos e gastar dez minutos do seu tempo para registrar a ocorrência.

Convenhamos, pra quem gasta quatro horas na faculdade pra acertar uma nota mal lançada no sistema, gastar dez minutos uma vez ou outra não fará falta, mas pode fazer uma enorme diferença!

Muito Obrigado,
Yuri Oliveira Carneiro

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