terça-feira, 20 de setembro de 2011

COMPRAS COLETIVAS, PODE TUDO?



Apesar de muitos acharem que a "moda" das compras coletivas está esfriando, como já foi anunciado aqui, o setor está cada vez mais abastecido de clientes e negociações, no minimo, inusitadas.

Sites como Clubeducacao e Maisestudo estão ganhando destaque ao oferecerem descontos para ingresso em faculdades particulares, em cursos de extensão, graduação, pós-graduação. O sistema funciona com um só produto, descontos na matricula e mensalidades do curso escolhido pelo usuário e, apesar da denominação "compras coletivas", os ambientes são na verdade sites de descontos, pois não há exigência minima de participantes nas ofertas, é possível uma pessoa ou mil comprarem, a oferta será a mesma, garantem os sites.

No entanto, para os cursos que exigem, o comprador precisa ser aprovado no processo seletivo da Instituição antes de usufruir do desconto, o que gera uma série de conflitos de informações... mas tudo bem.

Há quem diga que este modelo de descontos pode enfraquecer o sistema educacional privado, pois ao comprarem por impulso, as pessoas não estão certas das escolhas que fazem e acabarão por desistir dos cursos, já outros afirmam que os "alunos compradores" estarão mais comprometidos a concluirem os cursos, pois não querem perder os descontos, caso desistam...

O fato é que a adesão aos sites de descontos específicos está em alta e as faculdades particulares já sentem o aumento nas matrículas de estudantes impulsionados pelos descontos virtuais. A previsão é de crescimento ainda maior em dezembro e janeiro/2011, época de matriculas e vestibulares na maioria das redes de ensino.

Com a diversidade de produtos oferecidos e como não existe regulamentação para sites de compras coletivas, cada um faz suas próprias regras, criando assim ambientes diferentes, o comprador precisa estar atento, pois nem sempre o que era permitido em um site é em todos, é preciso cautela ao ler todas as condições impostas, para não ser enganado.

Para finalizar... De jantar com ator global(que foi um fiasco) à cursos superiores, qual será a próxima novidade das compras coletivas?


Boas compras!

Abraços,

Daniele Paulino

Com informações de "Veja" e "Info"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia