quarta-feira, 17 de agosto de 2011

POR QUE NÃO LER SÓ OS CLÁSSICOS?

Após escrever e reescrever alguns textos para o meu post de hoje, regressei para uma idéia um pouco antiga. Discutindo internamente sobre a importância da “cultura” (leia-se “conhecimento advindos de livros, filmes e músicas”) para os profissionais de hoje em dia cheguei a uma série de livros de não-ficção fundamentais para se adaptar ao mundo e ao mercado, que com tantas mudanças, aparenta ser cada vez mais feroz. Começaremos pelos livros.

Por que não ler só os clássicos?

No "Por Que Ler os Clássicos" o escritor italiano Ítalo Calvino tateia algumas definições sobre o que é um livro clássico. "Os clássicos são livros que, quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer, quando são lidos de fato mais se revelam novos, inesperados, inéditos”. Apesar de enaltecer os clássicos, Calvino defende a leitura de atualidades. Afinal, é difícil imaginar alguém que ocupe seu tempo exclusivamente com Homero, Cervantes, Proust, Dostoievski e outros clássicos universais. "O dia de hoje pode ser banal e mortificante, mas é sempre um ponto em que nos situamos para olhar para a frente ou para trás.”

Eis a listagem com alguns desses livros de não-ficção que escolhi, sobre variados temas, com um breve resumo sobre “Por que ler?”.

1 - CHE GUEVARA (Jon Lee Anderson, Objetiva) - A vida do ser humano mais completo da época, segundo o filósofo Jean-Paul Sartre, é destrinchada na excelente biografia, pois resume entrevistas com amigos e inimigos de Che, com acesso a diários e documentos secretos que revelaram cada passo da construção da personalidade carismática e controversa do guerrilheiro. Para entender como nasce um revolucionário.

2 - FREAKONOMICS (Steven D. Levitt, Campus) – A reunião de um economista e um jornalista teria tudo para virar uma tese sobre os perigos de uma crise financeira mundial. Mas o que eles produziram foi um livro para mudar a forma como as pessoas enxergam o mundo. De questões simples como "O que é mais perigoso para uma criança: uma piscina ou um revolver?” Após análises, descobre-se que piscinas matam mais. O livro mostra que nem tudo é tão complicado quanto parece e é uma ótima dica para quem gosta de tomar decisões mais racionais.

3 - THE BEATLES – A BIOGRAFIA (Bob Spitz, Larousse) - A história de 4 jovens ingleses ligados pela paixão ao rock, o sucesso em uma escala de fama até então só experimentada por Elvis Presley e o fim amargo. O diferencial deste livro é a trajetória dos Beatles analisada não apenas como um fenômeno da música, mas como a de qualquer personagem marcante que tenha mudado os rumos do mundo e o comportamento das pessoas.

4 - FELICIDADE (Eduardo Giannetti, Cia das Letras) - A pergunta é tão antiga quanto o próprio dinheiro, ele traz felicidade? Pesquisas já mostraram que atendidas às necessidades básicas e anseios humanos, a renda não contribui de forma considerável para aumentar a felicidade. O grande x da questão está na quantidade de dinheiro que se tem (e que foi tratado nesse post). A solução é estabelecer novos parâmetros de felicidade que reduzam a importância econômica e valorizem as relações interpessoais e com a natureza.

5 - DESEJO DE STATUS (Alain de Botton, Rocco) – Problema cada vez mais comum entre os profissionais da Geração Y a supervalorização do prestígio pessoal na sociedade reflete cada vez mais no número de pessoas insatisfeitas consigo mesmas e com a posição social que ocupam. Parece até que não ser rico, poderoso ou famoso, se tornou sinônimo de fracasso.

6 - COMO O FUTEBOL EXPLICA O MUNDO (Franklin Foer, Jorge Zahar) – O futebol como metáfora da globalização. O livro tenta explicar o fracasso da globalização em reduzir ódios antigos ainda presentes nas grandes rivalidades em torno do esporte e usa o futebol para abordar as conseqüências.

7 - WIKINOMICS (Don Tapscott e Anthony D. Williams, Editora Futura) – Tema mais atual que este, impossível. Já temos vários modelos de negócio como Crowdfunding, Crowdsourcing, Open Innovation, entre outros. Porém este livro, apesar de antigo (2008) explica este fenômeno que é a colaboração em massa.

Esses são alguns livros dentre o emaranhados de mais de 150 indicações. Na correria do dia a dia muitas vezes não encontramos tempo para aprofundar nossos conhecimentos com um bom livro. Meus momentos de leitura, por exemplo, alternam-se entre os caminhos casa-trabalho, trabalho-faculdade, faculdade-casa.

E você, o que tem lido ultimamente?


Forte abraço,

Wellington Nascimento

"Dupla delícia. O livro traz a vantagem da gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado."

- Mário Quintana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia