quinta-feira, 21 de julho de 2011

PLANETA - QUANTO CUSTA SER FELIZ




Taí uma questão que eu sempre quis saber... principalmente... Quanto custa a minha própria felicidade. Qual seria a quantia ideal pra que eu dissesse: "Estou financeiramente feliz."?

O meu primeiro pensamento, seria de aproximadamente R$3.000,00 reais líquidos de rendimento. Assim eu poderia dividir R$1.000,00 para subsistência, R$1.000,00 para investimentos mensais e R$1.000,00 para viagens e afins.

Tudo bem, eu poderia viver com esse esquema tranquilamente... Mas... poderia viver melhor com uma quantia maior não? Não trata-se de "óbvio que sim Yuri"... É uma pergunta um tanto quanto difícil de se responder, pois até uma grande quantia em dinheiro como salário mensal pode tornar muitas pessoas infelizes, ao contrario do que se pensa.

A matéria de Fabíola Musarra para a revista Planeta traz como argumento que a quantia (média) estipulada como referencia para o fator RENDA X FELICIDADE seja algo por volta de R$11.000,00. Esse número saiu como resultado de uma pesquisa realizada pelo economista Angus Daeton, da Universidade de Princeton (EUA), e do psicólogo Daniel Kahneman, vencedor do prêmio Nobel de Economia em 2002.

Usando o banco de dados da Gallup como base para o estudo, os dois analisaram 450 mil respostas de norte-americanos, coletadas entre 2008 e 2009, definindo o "preço da felicidade" em uma quantia anual de até US$75 mil (cerca de R$130 mil, ou R$11 mil mensais).

Como fatores geradores de felicidade, os entrevistados destacaram aleatoriamente:

- Renda
- Religião
- Maturidade
- Casamento
- Plano de saúde
- Filhos
- Educação superior

Como fatores geradores de infelicidade,  foram destacados também aleatoriamente:

- Solidão
- Problemas de saúde
- Dor de cabeça
- Vício de fumar
- Sustentar família
- Obesidade
- Divórcio

Preciso lembrar que esse número apresentado pode não se encaixar perfeitamente na realidade brasileira, mas mesmo assim já é uma referencia. Comecei a rever o "preço da minha felicidade", e passei a encarar como faixa algo entre R$4.000,00 e R$12.000,00, sendo o primeiro numero um sorrisinho no canto da boca, e o segundo um sorriso completo...

Como a revista mesmo cita, "Para quem tem pouco, a renda é fundamental. Para quem tem o suficiente, a renda pode ser um impacto negativo, aumentando os males oriundos da afluência e do individualismo."

Para fechar a postagem, volto em um assunto que é muito importante para se atingir a felicidade financeira: A felicidade com o seu próprio trabalho. Não há dinheiro que pague você trabalhar com o que você gosta. Antes eu pensava que era besteira, mas hoje vejo que é isso mesmo. Se você gosta de algo, você vai investir... Tanto em aperfeiçoamento quanto tempo, pois você vai querer sempre saber mais e sempre terá a ambição de ser melhor naquilo que você quer, e como você gosta daquela atividade, seu tempo será muito melhor investido! Então... Meu conselho é que você arranje um trabalho que você goste, que tenha perspectiva de crescimento, e seja feliz... Onze mil vezes feliz!



Quem quiser dar uma conferida no blog da própria escritora, acesse: Fabíola Musarra

Muito Obrigado,
Yuri Oliveira Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia