terça-feira, 31 de maio de 2011

FOLLOW UP & FEEDBACK



Não meus caros, não é o nome de uma dupla sertaneja estrangeira...

Os dois são certamente as ferramentas mais usadas quando trata-se de liderança. Traduzindo, correspondem a respectivamente "Acompanhar" e "Dar retorno".

Parece de simples utilização mas não é. Frequentemente varios profissionais julgam essas praticas como desnecessárias, ou simplesmente "esquecem" de corresponder. O que é um erro.

Como pode-se praticar melhoria contínua em algum processo se voce nao pode avaliar o que esta sendo feito, e muito menos acompanhar o andar da carruagem?

A relação de líder-subordinado depende de um acompanhamento e retorno positivo contínuo, e os líderes precisam entender a importância disso, e agir como um agente-modificador, implantando essa cultura em sua organização. Comece pelo seu setor... Crie reuniões semanais, onde pode-se expor planos e ideias... Mantenha registro de tudo o que foi dito, e acompanhe o progresso de implantação das ideias. Voce ficaria surpreso com o retorno que os subordinados darão somente com essa iniciativa.

Ao acompanhar um processo, voce pode ver de perto o que esta sendo feito, e antecipar pelo menos a maioria das possíveis falhas.

Ao dar retorno para alguem, voce passa a perceber e a lidar com questões emocionais (sim, porque não?), de opiniões e de direcionamento.

Como pode-se melhorar sem receber críticas? Como pode-se atender positivamente a uma crítica sem nem ao menos saber o que melhorar? E como essa mudança virá a ser feita?

Follow up e Feedback... keep it in mind...


Muito obrigado,
Yuri Oliveira Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia