segunda-feira, 16 de maio de 2011

EXAME – LinkedIn – 100 Milhões de usuários depois

Recheada de reportagens sobre o mundo das compras on-line e da Tecnologia da Informação, esta última edição da exame (Edição #991) fala também sobre outro fenômeno das redes sociais: O LinkedIn.linkedin-photoEsta rede social tem um perfil absolutamente distinto das demais, como Facebook (que ultimamente tem sido o principal personagem no quesito redes sociais), Orkut, Twitter ou MySpace. Apesar de não ter tido um crescimento exponencial no começo, como as demais redes, a LinkedIn vem crescendo de forma sólida e concisa. Fundada em 2003, pelo investidor-anjo Reid Hoffman, teve seu crescimento mais notável nos últimos 12 meses, quando atingiu a marca de 100 milhões de usuários. Apesar de parecer pouco, comparado às demais redes sociais, se consideramos o tipo de informações que os usuários disponibilizam, veremos como essa marca é realmente extraordinária.

O LinkedIn é uma rede social onde as pessoas cadastram as informações de sua vida profissional. O objetivo é simples: manter sua rede de contatos profissionais sempre atualizada, e, na maioria das vezes, expandí-la um pouco mais. As empresas também podem participar da brincadeira. Inclusive, muitas delas tem se aproveitado da infraestrutura e dos recursos disponíveis para divulgar seus produtos, difundir sua marca e, em especial, recrutar novos profissionais.

A reportagem de André Faust fala exatamente sobre este aspecto. Com uma base de dados com mais de 100 milhões de usuários, a rede tornou-se uma mina de ouro para as grandes empresas. Através de uma simples busca na base de dados da rede, uma empresa que queria contratar um novo consultor de vendas, por exemplo, tem todo o necessário para fazer o recrutamento e seleção dos profissionais. Este foi exatamente o caso de Tiago Bridi, que foi recentemente contratado pela Dell Computadores do Brasil através de seu perfil no LinkedIn.

Acredito que o maior trunfo de Hoffman foi ter conseguido criar e expandir a rede de forma sólida, não sendo dependente de exclusivamente uma única fonte de receita – segundo o site da própria empresa, as três principais fontes de renda são: assinaturas de contas, propagandas e soluções de recrutamento e seleção.
Prova desta solidez é que a empresa pretende, ainda este ano, abrir seu capital. De acordo com a reportagem, a SEC (órgão regulador de mercado de capitais, equivalente a CVM, nos Estados Unidos) já recebeu o pedido de IPO, e a expectativa é de arrecadar 175 milhões de dólares.

Sem dúvidas Hoffman já começa a colher os frutos de sua dedicação e trabalho. Resta saber se a rede continuará mantendo seu ritmo de crescimento, e, principalmente, qual será a reação do mercado ao primeiro IPO de uma rede social.

De Florianópolis,
Hugo Oliveira Campos.

Fontes: Revista EXAME, Edição #991, Páginas 120 a 122; Página http://press.linkedin.com/about/, acessada no dia 15/05/2011 as 22h00.

2 comentários:

  1. Muito legal o post...ja vi pessoas serem contratadas pelo LinkedIn, faltou falar sobre o perfil, seria interessante dar dicas de como preencher seu perfil de maneira mais profissional, e também o valor das indicações, parabens pelo post Hugo.

    Grande abraço!

    Perfil LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=73781864&trk=tab_pro

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  2. MarkethYnk!,


    Agradecemos a participação. Caso queira comentar/adicionar algo, sinta-se a vontade para enviar ao email do blog, e publicaremos o conteudo assim que posivel.

    Devo acrescentar que temos planos de abrir uma parte do blog direcionada a dicas em ambiente empresarial e praticas produtivas.

    Agradecemos mais uma vez a participação.

    Equipe Administração Participativa

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