Pegando um gancho no último post do nosso colega Wellington, aproveito para comentar um pouco sobre uma matéria da última edição da EXAME.
Escrita por Sérgio Teixeira Jr., a matéria fala sobre como os celulares poderão vir a substituir os cartões de crédito (bem como o dinheiro) em transações comerciais. A ideia não é recente, mas tem se tornado cada vez mais “praticável” em função da disputa entre as principais empresas do vale do silício. A tecnologia necessária para essa “revolução” nas formas de pagamento já existia desde a década passada. Porém, como o próprio Sérgio comentou na reportagem, “a tecnologia sofria do problema do ovo e da galinha: não havia por que colocá-la nos aparelhos devido à falta de estabelecimentos prontos para aceitá-las, e vice-versa”.
Com a introdução desta nova forma de pagamento, as operadoras de cartões, e talvez até os próprios cartões, começarão a perder cada vez mais de um mercado que hoje movimenta trilhões de dólares ao ano no mundo todo e que, atualmente, obriga o lojista ou vendedor a perderem parte do que lucrariam.
Além disso, Sérgio listou as principais empresas de tecnologia do mundo que estão tomando ações para viabilizar os serviços de pagamento via telefone celular. Segue a Lista:Acredito que essas mudanças farão com que as operadoras revejam suas tarifas (quase sempre ditas como abusivas, por parte de seus clientes, que são “obrigados” a abaixar a cabeça e concordar) fazendo com que os pequenos empresários, lojistas, vendedores e afins consigam ter um pouco mais de fôlego para enfrentar a voracidade das grandes empresas. E quem sai ganhando com tudo isso? Todos nós, consumidores.
De Florianópolis,
Hugo Oliveira Campos.
Fonte: Revista EXAME, Edição #991, 04/05/2011, Páginas 114 a 118.
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