sábado, 14 de maio de 2011

EXAME – O celular vai virar carteira

Pegando um gancho no último post do nosso colega Wellington, aproveito para comentar um pouco sobre uma matéria da última edição da EXAME.

Escrita por Sérgio Teixeira Jr., a matéria fala sobre como os celulares poderão vir a substituir os cartões de crédito (bem como o dinheiro) em transações comerciais. A ideia não é recente, mas tem se tornado cada vez mais “praticável” em função da disputa entre as principais empresas do vale do silício. exame celular vai virar carteiraA tecnologia necessária para essa “revolução” nas formas de pagamento já existia desde a década passada. Porém, como o próprio Sérgio comentou na reportagem, “a tecnologia sofria do problema do ovo e da galinha: não havia por que colocá-la nos aparelhos devido à falta de estabelecimentos prontos para aceitá-las, e vice-versa”.
Com a introdução desta nova forma de pagamento, as operadoras de cartões, e talvez até os próprios cartões, começarão a perder cada vez mais de um mercado que hoje movimenta trilhões de dólares ao ano no mundo todo e que, atualmente, obriga o lojista ou vendedor a perderem parte do que lucrariam.

Além disso, Sérgio listou as principais empresas de tecnologia do mundo que estão tomando ações para viabilizar os serviços de pagamento via telefone celular. Segue a Lista:imageAcredito que essas mudanças farão com que as operadoras revejam suas tarifas (quase sempre ditas como abusivas, por parte de seus clientes, que são “obrigados” a abaixar a cabeça e concordar) fazendo com que os pequenos empresários, lojistas, vendedores e afins consigam ter um pouco mais de fôlego para enfrentar a voracidade das grandes empresas. E quem sai ganhando com tudo isso? Todos nós, consumidores.

De Florianópolis,
Hugo Oliveira Campos.

Fonte: Revista EXAME, Edição #991, 04/05/2011, Páginas 114 a 118.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia