terça-feira, 8 de março de 2011

Marketing – Volkswagen – Comercial do Super Bowl

Super Bowl: É o jogo final do campeonato estadunidense de futebol americano. Este simples jogo mobiliza milhões de pessoas ao redor do mundo. Não somente pelo jogo em si, mas suas atrações durante o half-time tornaram-se cada vez mais elaboradas e interessantes. Estre elas, estão os famosos comerciais milionários, onde grandes empresas gastam milhões somente para ter frações de minuto numa disputadíssima ferramenta de divulgação em massa.

Aqui vão alguns dados do último Super Bowl:

  • Transmitido pela rede de telecomunicações FOX;
  • Presenciado por 103.219 pessoas no estádio e assistido por Milhões de pessoas ao redor do mundo;
  • Teve como principal atração no show de intervalo a apresentação da banda The Black Eyed Peas (uma das bandas mais tocadas em 2010), com participações especiais do guitarrista Slash e do rapper Usher;
  • Hino nacional dos Estados Unidos cantado por Christina Aguilera.
  • Custo de US$3.000.000,00 por 30 segundos de propaganda.

Somente pelo gabarito das apresentações, pode-se imaginar o nível dos comerciais veiculados no evento. E dentre todos, acredito que o da Volkswagen tenha sido o melhor e mais elaborado de todos.

Veja o vídeo na íntegra:

Este comercial da Volkswagen tem inúmeros pontos positivos que o tornam um grande trunfo.

O primeiro ponto eu diria é a expectativa que cria nos espectadores, que ficam curiosos para saber o que um garoto vestido de Darth Vader tem para vender para eles.
O segundo ponto é a escolha da temática baseada no público alvo. As pessoas que viveram sua infância (que os faz se identificar com o menino da propaganda) na época do lançamento dos filmes de George Lucas tem hoje, em média, de 30 a 40 anos de idade, e são as pessoas com poder aquisitivo suficiente para pagar por um carro deste nível.
E por fim, o lado cômico da história, que faz os telespectadores associarem sentimentos bons ao produto. Isso sem falar na produção extremamente bem executada do comercial, que o faz ser irresistível de assistir novamente.

De Florianópolis,
Hugo Oliveira Campos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Super_bowl, acessado no dia 08/03/2011 às 8:00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia