quarta-feira, 9 de março de 2011

EXAME – Consumo a força que move a economia

Como este foi o meu post mais popular (com mais de 1300 acessos, até o momento), decidi publicá-lo aqui também. A reportagem foi uma das que mais repercutiu, e é de fato muito interessante. Segue o texto:

Nos próximos anos a economia brasileira irá vivenciar um boom maior do que qualquer outro e sabe quem vai sustentar esse crescimento todo? Você!

Em poucos anos a maior parte da população brasileira estará nas classes A,B e C. A reportagem de Fabiane Stefano levanta pontos envolvidos nesse crescimento em massa do poder de consumo da população. Com mais dinheiro no bolso e mais opções de crédito, as pessoas irão gastar mais, e com isso fortalecer a economia.consumo move a economia

Com tudo isso, muitas coisas irão mudar nos próximos anos. As empresas terão um enorme mercado consumido no quintal de casa, contudo, terão a difícil tarefa de se adaptar às novas exigências do consumidor.

“Para as milhares de empresas que vendem no Brasil, é hora de reaprender o que pensavam de seus cliente” – Fabiane Stefano

Segundo a reportagem, o ciclo do consumo é formado por 3 tendências:

  1. “Quero ter mais” – Onde o anseio por melhorar o que já possuem e adquirir novos produtos é o mais significativo;
  2. “Quero saber mais” – Onde a educação e o acesso a informação são os itens mais importantes; e por fim
  3. “Quero experimentar mais” – O desejo de “se dar ao luxo” de fazer ou comprar alguma coisa completa ou parcialmente dispensável.

Mas o que mais me agradou na reportagem toda foi o quadro na página 22. Ele é dividido em 5 colunas, uma para cada classe, onde existem bens de consumo e uma breve descrição da postura (no geral) dos consumidores de cada classe. O quadro foi elaborado com base em pesquisas da BCG, DataPopular e LCA. Achei as informações muito representativas. Pelo menos no meu caso e no caso das pessoas mais próximas a mim, as informações do quadro se encaixaram praticamente por completo.

A reportagem ficou maravilhosa. Fácil de ler, cativante e envolvente. Senti que o meu dia a dia estava representado de forma precisa nas informações apresentadas. Agora é esperar que o Brasil siga as tendências e cresça, tornando-se uma nação ainda mais poderosa e respeitada.

De Florianópolis,
Hugo Oliveira Campos.

Fonte: Revista Exame, edição #972, páginas 20-29 “Consumo – A força que move a economia”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia