sexta-feira, 18 de março de 2011

A BANALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO





Uma coisa que me deixa real e profundamente chateado é a banalização do curso de administração. Minhas reflexões me levam a crer que a tendência é cada vez aumentar o numero de alunos que procuram a administração como curso superior.

O que leva uma pessoa a escolher administração? Como aluno de administração, a minha explicação é bem simples: Para complementar a minha pós em uma área especifica, e me desenvolver em certas habilidades que em outros cursos não seriam tão trabalhadas.

Em certa aula de primeiro ano de certo professor em certa faculdade que por sinal eu estudo, o professor fez questão de perguntar para cada um o porquê da escolha do curso. O resultado foi mais desanimador que o esperado: Praticamente 60% da sala respondeu de pronto que era a falta de escolha ou a impossibilidade de fazer outro curso. Porque não escolher alguma engenharia, já que qualquer curso já estaria de bom tamanho? Administração é mais fácil? Lidar com pessoas realmente é mais fácil?

Cheguei a ouvir a frase mais aterradora do dia: “Para poder crescer na minha empresa, pois sou auxiliar administrativa e pretendo seguir no ramo...”. O que um administrador faz afinal? Qualquer pessoa que trabalhe em serviços administrativos é considerada um administrador por tabela? Vendo pelo link a seguir, é obvio que não:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o

Administração é gerir, e o ato de gerir não pode ser ensinado em sala de aula. Gerir requer conhecimento do que é trabalhado, experiência e conceitos bem formados de liderança, visto que um sempre é conseqüência do outro.

Minhas pesquisas me levam a crer que o curso de administração foi banalizado de tal forma, que não se precisa de muito para sequer ministrar uma matéria. Inventaram-se mil e uma especializações e o triplo de matérias que muitas vezes são desnecessárias, e como se não bastasse, são ensinadas com aulas igualmente sem conteúdo por professores despreparados, na maioria das vezes de outras áreas do conhecimento. E podem ter certeza que pelo menos 70% dos professores dos cursos de graduação em administração sequer exercem a função de gestor. Ora vejam vocês, como alguém pode ensinar uma matéria se nem sequer sabe como funciona? Uma coisa é você pegar um livro de Chiavenato e ler pra sala, outra coisa é você expor um caso real, fundamentar em teorias efetivas e convidar a sala a participar da aula através da solução de cases relacionado ao assunto. Porque administração é isso: É remover barreiras para que outras pessoas possam ter uma produtividade cada vez maior, e qual meio de passar esse conceito seria melhor que acostumar os estudantes ao que será enfrentado no dia a dia?

O leitor deve estar pensando que eu seja um ótimo exemplo de um hipócrita por cursar administração e falar tudo isso, mas é justamente por fazer o curso e ver a reação das pessoas quando digo que faço administração que eu escrevo.

Se hoje em dia, uma vez que o simples fato de se ter um diploma superior já está banalizado, qual a escapatória pra quem fez Administração de empresas no período matutino em uma faculdade qualquer? Ou transfere pra uma faculdade de ponta, ou junta uma baita grana pra uma pós “boa” (em “boa” leia-se em uma instituição de nome), ou então muda de curso.

Acho que a crescente onda de recém-formados do ensino médio optando pelo curso de administração (Segundo a matéria da Folha de São Paulo em site: FOLHA) ilustra bem o que eu disse, quando cita que o aumento da procura pelo curso é de aproximadamente 25% anual.

O resultado disso é bem gritante: Alunos imaturos e desprovidos de responsabilidade, que vêem na administração uma porta somente para festas, bebedeiras e um meio a mais de provar pro papai dono de uma empresa que serve para algo mais que gastar o seu dinheiro.

Bebedeiras e festas sempre fizeram parte do ambiente universitário. É bom, saudável e aconselhável desde que não atrapalhe outras pessoas.

Logicamente não são todos os alunos. Conheço vários que realmente se interessam pelo assunto. Outros que realmente vêem na empresa dos pais uma chance de crescer na vida, de continuar o negócio da família, enfim, também temos os interessados.

O reflexo da banalização da administração interfere até mesmo em cursos de pós-graduação, visto os crescentes cursinhos de MBA (que por sinal já vem sendo discutida a sua banalização).

Os problemas creio eu que todos já conhecíamos pelo menos um pouco. Os reais interessados pelo curso sentem na pele tudo isso que eu falei, e acredito não ser nenhuma mentira mirabolante. Graças a Deus que muitos vão discordar, e espero que seja com boas razões.

É por isso também que como estudante de Administração fascinado pelo meu curso e beberrão de sexta pós-aula, que vou propor uma solução (meio louca, mas ainda assim acho que bem efetiva): O cancelamento do curso de graduação em Administração, e a sua abertura como curso de pós-graduação. Acho que seria bem mais proveitoso. Alunos mais decididos e maduros, com aulas direcionadas a liderança, ministradas por quem entende realmente do assunto. Aí sim faria sentido falar que a administração vem de diversos ramos, pois vários gestores (ou aspirantes ao cargo – com certa experiência -) de diversas áreas estariam juntos para aprender um pouco mais sobre as competências de liderança. Imaginem a qualidade do networking (outro assunto em que a banalização também está em pauta) que esse encontro poderia gerar?

Para finalizar, uso a frase de um professor meu: “Que venham os desinteressados, pois é em cima deles que eu garanto o meu emprego”.

Obrigado.



Yuri Oliveira Carneiro

7 comentários:

  1. Pessoal,

    Acredito que com esta opção de uma pos-graduação em Administração , o curso seria bem mais aproveitado por muitas pessoas e não uma obrigação para os que não sabem o que fazer.Minha pergunta é , como saber que curso fazer , se não se tem um dom e quando se vive em uma sociedade que preciona e que precisa de dinheiro para sobreviver ?

    Fica ai mais uma questão que vem antes do assunto abordado.

    Obrigada

    Viviane

    ResponderExcluir
  2. Como Professor e admistrador de uma pequena empresa fico contente em ver jovens com pensamentos claros e objetivos.

    Aristófanes Guimarães

    ResponderExcluir
  3. Já era, virei seu fã número 1!!! rsrsrs

    André Matoso

    ResponderExcluir
  4. Bem,queria que só o curso de administração estivesse banalizado.A real é que os jovens estão cada vez mais perdidos na hora de escolher uma faculdade.No primeiro dia de aula de design gráfico os professores tambem perguntaram pq estávamos lá e mais que a metade da sala disse que estava la pq não sabia fazer outra coisa,então ia la fazer"desenhinho".Totalmente desinformados,até minha avó ja sabe que design não é desenhinho. Enfim,tem toda aquela história de adm ser o curso pra quem não sabe o que fazer,é ridiculo isso. O indíviduo não sabe nem o que quer da vida,vai saber liderar alguem? Isso é um insulto...os jovens de hoje são um insulto.E se eu disser que pelo menos umas 10 pessoas da minha sala ja fizeram adm e migraram pra design...aliás,a grande maioria caiu na belas artes depois de perceber que era incompetente pra outras coisas,e acha que arte é facil,quando vc não sabe mais nada.Poupe-me né.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de ser bem chato o que voce disse, não ha como negar que foi bem convincente...

    Beatriz Meirellez

    ResponderExcluir
  6. Muito bom.. Parabéns!
    Sou da tua sala e pelo que vejo com alguns colegas de outras universidades, professores altamente incapacitados e que visam formar auxiliares, assistentes e analista...Grande parte do conteúdo é apresentada para estes postos sendo que estamos ali para entender como administrar estrategicamente, onde fica a eficácia e a eficiencia tão comentada... Executar eu já sei, obrigado.

    Infelizmente vemos grande parte dos alunos se interessarem e abordarem assuntos como "lá no meu departamento sabe.... temos um procedimento" e nosso capacitados professores acompanham.... Muito prazer, curso de administração nota 4 do Enade!

    Mais uma vez, parabéns pela abordagem.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Compare um curso superior como um funil,a boca maior entra mais e do outro lado sai menos,assim são os cursos fácies e banalizados,todo canto tem todo mundo pode fazer,mas no final poucos são realmente aproveitados.Os cursos difíceis,são a outra boca desse funil,poucos entram,porém todos são aproveitados e valorizados.Ex.Administração é como estria todo bunda mole tem.

    ResponderExcluir

Frase do dia