quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CARTÃO AMARELO PARA A VIAQUATRO (LINHA 4 DO METRÔ)

Desde que comecei a estagiar na zona sul de São Paulo tenho utilizado ocasionalmente a integração das linhas 2-Verde (Consolação) e 4-Amarela (Paulista) do Metrô. No período da manhã aparentemente tudo ok, porém essa semana eu decidi fazer o caminho inverso para ir do trabalho para a faculdade. E foi assim que descobri qual seria o post de hoje.


Dizem por aí que mania de paulista é “pegar fila”. Não podemos ver uma fila, onde quer que seja, que já vamos lá correndo passar alguns minutos (senão horas) de nossas preciosas vidas esperando e esperando. Quando dá exatamente 18h lá vamos nós pegar filas e mais filas, sejam elas de carros no meio de um trânsito insustentável, de passageiros apressados ou trens lotados e suas benditas mensagens de espera pela “movimentação do trem a frente”. Tudo isso estaria “suportável” se não apresentassem problemas de fluxo, de continuidade, com intervenções da CET, nas avenidas de SP, por exemplo. É isso que está acontecendo com a integração da estação Paulista (Linha 4-Amarela) e Consolação (Linha 2-Verde).

Integração PAULISTA(Linha-4) – CONSOLAÇÃO (Linha-2)
A linha 4-Amarela, pertencente a Concessionária ViaQuatro do Grupo CCR, atualmente tem 5,2 km de extensão e as viagens entre os extremos Paulista e Butantã são feitas em sete minutos. Com capacidade para transportar cerca de 970 mil passageiros por dia quando estiver concluída a primeira fase de implantação, a Linha-4 Amarela já transporta diariamente ¼ deste total. Internamente, existem três conjuntos de esteiras rolantes, com duas esteiras que vão em direção a Linha 2 Verde e uma no sentido oposto (que também conta com a ajuda de uma rampa fixa). Cada conjunto de esteiras mede 100 metros, com capacidade para transportar cerca de 15 mil pessoas por hora.


PRIMEIRO PROBLEMA DE FLUXO - O fluxo de usuários sentido Butantã é cerca de 15% maior que o fluxo contrário, porém dispõe apenas de uma esteira para movimentar todo esse fluxo, o que acaba gerando acúmulo de usuários nas entradas das esteiras. Vamos pensar como um funil, por ter apenas uma saída (1 esteira) os demais acabam formando essa fila, esse acúmulo. No sentido contrário não há acúmulo de pessoas na entrada, nem na saída das esteiras, porém não deixa de ser bem movimentado.

SEGUNDO PROBLEMA DE FLUXO - Para acessar a Linha-4 Amarela (ou para sair dela) é necessário passar também por 3 escadas rolantes, duas atendem o sentido Butantã e apenas uma direciona para a Linha-2 Verde. E mais uma vez há um acúmulo excessivo de usuários que vão para Paulista, Paraíso e afins. Tão excessivo que até a Sé em horário de pico parece ser mais “suportável”. Todos aparentam impaciência com tanta fila durante um percurso de no máximo 2 minutos, pois acabam sendo gastos quase 10 minutos em horário de pico e com isso o fluxo se torna insustentável devido ao acúmulo de pessoas e da falta de um melhor planejamento deste projeto que dispôs os corredores e escadas num espaço muito estreito.

TERCEIRO PROBLEMA DE FLUXO - Se já não fosse o bastante para descer até a plataforma de embarque é necessário que os passageiros da esquerda cortem o fluxo oposto a direita para embarcar. E os passageiros que desembarcam precisa cortar o fluxo para ir para a Linha 2-Verde.

Além da falta de investimentos, existem falhas no planejamento das linhas. Como sabemos, faltam conexões. A Linha 4 – Amarela, por exemplo, não é eficiente, porque só ampliou a entrada e continuam existindo poucas saídas. Quem vem da zona leste continua sem ter alternativa para ir à avenida Paulista, por exemplo. A única via de integração passa pela Estação Sé. É necessária uma atenção especial ao que vem acontecendo com o fluxo de pessoas na Linha 4 para que o crescimento desordenado do fluxo de pessoas não se torne um problema maior do que já vem ocorrendo.

…compreender que não há uma regra única para o estabelecimento do melhor modo de transporte, cuja definição ou composição entre os modais deve estar relacionada, especialmente, às condições da demanda e às especificidades verificadas em cada cidade, região, estado ou país.”- Cappa

Forte abraço,


Wellington Nascimento

4 comentários:

  1. Só peguei essa linha em horário fora do fluxo, mas pelo trecho que ela atende e pela falta de opções acho igual vc, a estação Paulista foi muito mal estruturada...em breve lançarão a estação da Luz, que vai ligar 'o pessoal da ZL'(por conta dos trens, embora a Luz esteja na linha azul a demanda maior vem da CPTM) e ai quero ver como funcionará, se darão conta do fluxo que já existe e do quanto aumentará!

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  2. A quantidade de entradas vai aumentar ainda mais, será que terão saídas para desafogar esse fluxo? Taí uma coisa que descobriremos em Setembro com a inauguração das duas estações (República e Luz)!

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  3. na verdade a estrutura da estação está boa, faltou logistica e estrategia de administração, o que causa esse inferno todo, também sou usuario e fico inconformado todos os dias em ver esse caos e a forma de como os seguranças da estação tratam as pessoas, me sinto num presidio de segurança maxima norte americano quando estou voltando para casa as 6:00

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  4. Um exemplo disso que você comentou Camarão, foi o que aconteceu na própria Quarta-feira quando ia para faculdade: todas as escadas estavam desligadas porque o fluxo de pessoas era muito maior do que a estação poderia suportar.
    Resultado: 30 minutos para conseguir embarcar num metrô da linha verde.

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