quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

ERRO FATAL NAS REDES SOCIAIS


Em busca de um público cada vez mais crescente, as empresas vêm aderindo as redes sociais para interagir, divulgar e promover seus produtos, serviços e marca. É muito simples uma empresa se conectar ao mundo virtual através das redes sociais, além de ser totalmente grátis o seu cadastramento.

Essa facilidade na inclusão digital deixou a internet como fácil chamariz para novos clientes numa forma rápida e objetiva. Porém nem tudo são flores nas chamadas mídias/redes sociais, em decorrência de toda essa facilidade, muitas empresas  ainda se negam em colocar um profissional devidamente capacitado para gerenciar seus perfis na rede, uma empresa que assim age, perde total credibilidade e ganhe antipatia dos usuários se não for dada uma resposta que satisfaça clientes ou possíveis futuros clientes. 

Design:  significa o ato de criar e dar forma para algo.
Designer: é o profissional que está habilitado a efetuar atividades relacionadas ao design

Não precisa ser nenhum expert para saber diferenciar isso.




Na última sexta-feira (01) me deparei com uma discursão que me chamou atenção pelas redes sociais, a designer alagoana @LuaBeserra questionou a empresa New Center Informática por divulgar um curso na tv com a escrita errada, que no caso era Web Desingn, que o correto deveria ser Web Designer. Ao invés da empresa em questão procurar se redimir do erro latente e agradecer a quem lhe tentou orientar e procurar corrigir, resolveu vim com sucessivos pré-julgamentos que nada tinham a ver e que não cabia ao perfil da ORGANIZAÇÃO em questionar, principalmente pela forma tão grosseira e pouco amistosa.

Vejam só a forma de abordagem da empresa

O que me assusta com tudo isso é que se trata de uma empresa com várias filiais por todo o Brasil que talvez se utilize da mesma abordagem em todas as regiões.
Empresas que não aceitam críticas estão fadadas ao fracasso. Eu nunca fiz curso na News Center, mas com certeza depois dessa atitude grosseira nem me passa pela cabeça em procurar essa instituição para algo do tipo.

Seria menos vergonhoso para a empresa se quem respondesse ao consumidor fosse outro perfil (empresário / funcionário) e não o da instituição, e é claro com um tom mais amistoso. A empresa News Center respondendo nesses termos deixou a entender que toda a ORGANIZAÇÃO trata clientes / possíveis clientes dessa forma estúpida e abominável.


Revolta de quem lia as postagens

Por fim a empresa ainda tentou argumentar que o perfil em questão não era "oficial" da News Center, mas sim de um grupo de alunos que o manuseavam. Ou seja, surge um erro pior que o outro, se já não se coloca profissionais capacitados para gerir as redes sociais o que dizer de alunos sem nenhum conhecimento institucional para embates como esse, onde a resposta mostra bem o nível da sua "capacitação".

"Errar é humano". Porém, não existe lugar para erros no mundo corporativo, e as empresas podem pagar muito caro quando eles acontecem."

O que infelizmente é cada vez mais frequente.


Um abraço a todos!






Um comentário:

  1. Vanildo, boa tarde e obrigada por compreender minhas razões. Enquanto Designer POR FORMAÇÃO, mantenho uma batalha contínua para que a minha profissão seja respeitada e compreendida em toda sua importância e complexidade. Ser Designer não é mexer em corel ou ter habilidade para desenhar, como muitos podem pensar, e muito me assusta que as pessoas simplesmente incorporam o nome "design" às suas atividades no mercado, sem ter a noção exata do que é o trabalho do Designer. Mantive contato com a empresa News Center Informática para alertá-la sobre esse erro grotesco, e tive a "sorte" de me deparar com alguém totalmente despreparado para monitorar a rede social da empresa, e principalmente, por ela responder. Também trabalho com MKT e monitoramento de rede sociais e sei que uma das coisas que NUNCA deve ocorrer é a agressão ao cliente. Esse cômico episódio deixou evidente que uma empresa preparada para o mercado deve ter conhecimento principalmente daquilo que a faz existir: o cliente! E nesse caso...ficou evidente que essa empresa tem seus dias contados.
    Agradeço a oportunidade de mostrar ao mercado a necessidade e a importância de se contratar um profissional qualificado para atender o público.

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