segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

8 DICAS PARA SER FELIZ NO TRABALHO EM 2012


Para começarmos bem o ano, cheio de promessas de sucessos e melhorias temos que deixar, dentre tantos quesitos, nossa vida profissional em dia. Então confiram as 8 dicas de como ser feliz no trabalho, dadas pelo Universia:


Escolha
Felicidade é questão de escolha. Você pode escolher ser feliz no trabalho. Infelizmente, poucos têm o emprego dos sonhos. Portanto, pense positivamente. Alimente-se dos aspectos que você gosta no seu trabalho, evite fofocas e pessoas negativas, procure companheiros de trabalho com quem você gosta de trabalhar. Suas escolhas definem sua felicidade no trabalho.


Faça algo que você ama todo dia
Olha para e pense nas suas habilidades e interesses. Tem que haver alguma coisa que você gosta de fazer no seu trabalho. Se você fizer alguma coisa que você ama todo dia, seu trabalho atual não será tão ruim.


Assuma responsabilidade pelo seu desenvolvimento profissional e pessoal
Não adianta dizer que seu trabalho não proporciona desenvolvimento profissional. Você só se acomoda porque quer. Seu chefe não vai pegar na sua mão e ensinar o que fazer pra crescer. Assuma responsabilidade pelo seu desenvolvimento profissional, afinal, quem ganhará mais com isso é você.


Não seja um funcionário passivo
Às vezes, as pessoas reclamam por não receber informação suficiente do que está acontecendo no trabalho. Não espere que seu chefe faça a ponte entre a empresa e você, pois ele não fará. Sabe por quê? Porque seu chefe está ocupado fazendo o trabalho dele e ele não sabe o que você não sabe. Portanto, tome as rédeas do seu trabalho, procure informações para trabalhar eficientemente e tente depender o mínimo dos outros.


Pedir feedback frequentemente
Você já se pegou queixando-se de que seu chefe nunca dá feedbacks? Admita, você sabe exatamente se está trabalhando bem ou mal. Principalmente se você acha que fez algo bem, você só quer ouvir um elogio. Não adianta culpá-lo por não dar feedbacks e, por isso, você nunca sabe se está indo bem ou mal. Além disso, se for tão importante, peça-o; ele não vai negar. Mas aprenda, às vezes, se ele não falou nada é porque está satisfeito. Tenha certeza de que se houver algo que ele não gostou, ele te procurará.


Faça promessas que você pode cumprir
Uma das coisas que mais causam estresse e infelicidade é não conseguir manter promessas. Há muitos funcionários que, em vez de gastar o tempo deles cumprindo a promessa, o perdem procurando desculpas e se preocupando por ter assumido um novo compromisso. Por isso, organize-se e não se voluntarie se não tiver tempo. Isso só trará mais estresse para seu ambiente de trabalho.


Evite negatividade
Escolher ser feliz no trabalho significa evitar conversas negativas, fofocas e pessoas infelizes o máximo possível. Mesmo que você esteja contente, negatividade é transmitida muito facilmente, não deixe que ela o atinja.


Faça amigos
Ter bons amigos no trabalho motiva, porque você está perto de pessoas de que você gosta. Desta forma, você trabalha melhor e mais feliz. Por isso, faça um esforço para ter amigos; você pode acabar adorando seus companheiros. Além disso, amigos fornecem apoio, suporte, recursos e preocupação. 




Até a próxima e bom início de ano para todos,


Érika C. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia