terça-feira, 17 de janeiro de 2012

VOCÊ S/A - MAIS DINHEIRO E MENOS ESTRESSE EM 2012



O ano começou e você quer muito que sua vida pessoal, profissional e, consequentemente, financeira, sejam melhores em 2012.

"Com pequenas mudanças em sua rotina e uma boa dose de determinação, é possível conquistar o estilo de vida que tanto deseja - e com mais dinheiro."

  Você S/A, edição 162, dezembro de 2011.
Por Chrystiane Silva e Vanessa Vieira,
com a colaboração de Bárbara Ladeia

Segundo o consultor André Novaes, presidente da Life Finanças Pessoais, transformar seus sonhos em realidade em 2012, só depende de quatro palavras: conhecimento, atitude, sequenciamento e hábito.

"O conhecimento mais importante é o auto-conhecimento, é entender onde você está e aonde você quer chegar", afirma André. Após obter essa resposta e descobrir o significado que você quer dar a sua vida, é preciso tranformar esse conhecimento em atitude, definindo e colocando em prática as ações que permitirão as mudanças necessárias.

No entanto, não basta definir o que precisa ser feito e somente começar a fazer. É preciso continuidade, sequenciamento. Muitas metas definidas no início do ano são deixadas para trás pela falta de continuidade. É preciso persistir para que as ações se tornem hábito, somente o hábito de praticá-las diariamente irá permitir que elas sejam incorporadas naturalmente em sua vida, sem serem esquecidas.

Nesta edição, a Você S/A traz sete resoluções que mudaram a vida de profissionais que desejavam uma vida mais feliz, menos estressante e com mais dinheiro.

Uma dessas resoluções pode ser inspiradora para você. Confira!

Resolução 1 - Sair do vermelho com a ajuda de uma planilha.

Em 2008, o analista de implantação da Totvs, Sangelles Moraes, de 26 anos, decidiu organizar seus seus gastos em uma planilha. O Objetivo era sair do vermelho, pois acumulava uma dívida de 9.000 reais em cheques especiais e cartões de crédito.

"Eu não tinha controle de minhas contas, não sabia com o que gastava", afirma ele.

Após iniciar o controle diário dos gastos, anotando rigorosamente, Sângelo fez um empréstimo de 10.000 e trocou várias dívidas por uma só, com o banco.

Com disciplina e dedicação, ele e a esposa pagaram o empréstimo e equilibraram as contas da casa. Hoje já sobra dinheiro, deram entrada na casa própria e investem 30% do que ganham.


Para equilibrar suas contas:


- Preencha a planilha todos os dias.
- Divida os gastos frequentes dos eventuais.
- Persista, a planilha funciona em três meses.


Resolução 2 - Investir em seu Hobby para ganhar dinheiro.

Há quatro anos, a advogada Fabíula Bernardes, de 31 anos, trocou seu cargo de Procuradora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por sua paixão, o artesanato.

Fabíula não se sentia realizada na profissão e decidiu planejar uma mudança de carreira. Para isso, procurou uma consultora de economia doméstica e, juntas, avaliaram a viabilidade do negócio e os custos envolvidos.

Inicialmente, os ganhos foram menores, ela só trabalhava com venda consignada de produtos de outros artesãos e tudo era reinvestido no negócio, integralmente.

Há seis meses, a advogada inaugurou sua segunda loja e o faturamento mensal chega a 80 mil reais.

Para Mauro Calil, educador financeiro, é muito importante ter paciência e fazer um bom planejamento antes de efetivar a mudança de carreira.

Para começar o plano B:

- Planeje a transição de uma atividade para outra.
- Tenha uma reserva financeira equivalente a 12 meses de suas despesas.
- Faça um Plano de Negócios.

Resolução 3: Mudar de trabalho para ter mais tempo.

Após dez anos trabalhando em uma grande seguradora, Fábio Ferrante Cileno, de 32 anos, decidiu trabalhar por conta própria. Ele buscava mais flexibilidade e mais qualidade de vida, além de maior rentabilidade.

"Para fazer uma transição é preciso arriscar, mas dentro de uma área que você conheça e domine. Para exercer minha atividade não precisei de uma grande investimento inicial, apenas de um computador, internet e telefone. Gastei 6.500 reais", afirma Fábio.

"Como eu previa, já ganho 50% mais do que quando era empregado, com a possibilidade de trabalhar e encerrar o expediente na hora que quero", afirmou ele.

Para o consultor financeiro Mauro Calil, além de reservas financeiras para as despesas, é interessante que o profissional, agora autônomo, invista em um seguro, para alguma eventualidade que o impeça de trabalhar temporariamente.

Para ser dono do próprio nariz:

- Poupe 30% do salário para ter uma reserva financeira durante o período de transição.
- Estude o ramo de atividade do novo negócio.
- Contrate um plano de saúde.

Resolução 4: Pensar em fazer um MBA no exterior.


Quanto mais conhecimento melhor e, certamente, experiências internacionais contarão positivamente para seu currículo. Foi com esse pensamento, que Carlos Augusto, de 30 anos, diretor comercial da Green Gold Engenharia e Projetos, de Belo Horizonte, decidiu tentar realizar o sonho de fazer uma extensão de seu MBA, nos Estados Unidos.


O custo total do curso, somado as despesas com viagem, hospedagem e alimentação totalizavam 20.000 reais. Carlos enxugou as despesas e negociou um investimento com a empresa, comprometendo-se a devolver em resultados o valor investido.


A negociação deu certo, Carlos Augusto pagou 12 mil reais e a empresa financiou 8 mil correspondentes as despesas. Desde que voltou do período no exterior, Carlos já cumpre o acordado, conseguiu um contrato com um ex-colega de curso, que tornou-se cliente da Green Gold, correspondendo a 8 vezes o valor que a empresa investiu em sua capacitação.


O consultor Mauro Calil, aconselha esse tipo de negociação ou, ao menos, uma licença não remunerada que garanta ao funcionário a estabilidade de seu emprego quando voltar da temporada fora do país.


Para estudar fora:


- Procure parceria com a empresa.
- Negocie uma licença não remunerada.
- Recorra a um consórcio para pagar o curso.


Resolução 5: Trabalhar meio período.


No início das atividades em sua agência de intercâmbio, a World Study, Daniel Trivellato Rolla, de 29 anos, passava 12 horas por dia trabalhando. Porém não sobrava tempo para dedicar-se a outros objetivos. Ele estabeleceu então como meta trabalhar menos e o primeiro passo foi preparar a equipe para tomar decisões com maior autonomia. Começou a guardar os lucros e investir parte deles.


"Com mais tempo livre e a poupança pude diversificar meus negócios e elevar os ganhos", afirma Daniel.


O consultor André Novaes orienta que, para quem quer trabalhar menos, o ideal é fazer um mapa semanal. "Isso é especialmente válido para profissionais liberais e prestadores de serviços. A ideia é avaliar quais são os dias e horários mais bem e mais mal remunerados durante a semana", afirma. Assim é possível conhecer e ajustar o tempo livre e o tempo de dedicação maior ao trabalho.


Para ficar menos tempo na empresa:


- Dê autonomia à equipe.
- Faça um mapa da sua equipe.
- Reduza as despesas para trabalhar menos.


Resolução 6: Planejar para aumentar a família.


Planejando o nascimento dos filhos, o Engenheiro Ricardo Abreu, começou um planejamento financeiro que envolvia o aumento da família. Criou então uma planilha dividida em duas categorias: compras isoladas (incluindo a compra do carrinho, cadeira do bebê, móveis para o quarto, ou seja, compras que não se repetem) e aumento dos gastos mensais (Incluindo salário da babá, aumento de despesas com supermercado, plano de saúde do bebê e todas as despesas incorporadas ao orçamento fixo após o nascimento do bebê).


Ricardo e a esposa, planejaram a compra de tudo, comparando preços e economizando nas despesas antes do bebê nascer.


Segundo Mauro Calil, a chegada de um bebê representa um aumento de 15% no orçamento mensal da família. 


Para se preparar para o pré-natal:


- Separe as despesas em compras isoladas e mensais.
- Faça uma planilha para comparar preços.
- Um bebê representa um aumento de 15 % no orçamento. Quanto antes poupar, melhor.


Resolução 7: Dar uma guinada profissional.


Coordenadora acadêmica do curso de jornalismo em uma faculdade e professora em outra instituição de ensino superior, a jornalista Rakell Aguiar, de 32 anos, enfrentava uma dura jornada de trabalho. "Entre preparar, dar aulas e corrigir provas, eu cumpria uma jornada de 06h às 22:30", afirma ela. Apesar do excesso de trabalho, não possuía boas perspectivas de crescimento na carreira.


Desanimada, buscando maior rentabilidade e tempo para o filho pequeno, ela assistiu a uma apresentação da empresa Mary Kay, de venda direta de cosméticos. "Fiquei encantada com o plano de carreira baseado em metas claras de resultados", diz Rakell.


Após um período avaliando a rentabilidade da nova carreira, na área de vendas, Rakell pediu demissão e passou a se dedicar ao novo negócio.


Em pouco tempo, conseguiu montar um equipe e aumentar os resultados, passando a receber além dos ganhos, bônus em dinheiro.


Em junho de 2011, Rakell se tornou a vendedora numero 1 da empresa, após registrar vendas de 131.200 reais em três meses.


Para quem também sonha com uma guinada profissional, o educador financeiro, Mauro Calil, sugere avaliar os investimentos necessários a nova carreira e a viabilidade da mudança. É preciso também analisar a área de atuação do novo negócio e os conhecimentos exigidos para ingressar nele.


Para dar uma virada na carreira:


- Veja a formação exigida para mudar de área.
- Reorganize o orçamento.
- Poupe para pagar suas despesas por 18 meses.


E então, umas dessas resoluções será a sua em 2012? 
Planejamento, Organização e Poupar foram palavras muito citadas em todas as resoluções. Enquanto você não decide, comece planejando, organizando e poupando...


Confira mais detalhes e informações na edição 162, da Você S/A.


Abraços,


Daniele Paulino



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