sábado, 17 de dezembro de 2011

VIDA ONLINE - UM DESABAFO



Vou ser direto e reto nesse post.

Se voce esta aqui é porque acessa a internet. Se voce acessa a internet, quer dizer que voce é alguem. Certo? Errado.

Entramos com os dois pés em uma era em que se voce não estiver conectado em vario meios e ligado em varios assuntos voce nao significa praticamente nada.

A influencia de conectividade, nao so em redes sociais, saiu de uma definição de "tribo" ou "estilo de vida" e tornou-se uma necessidade.

Eu mesmo sou exemplo desse boom teconológico. Adolescente "na crista da onda" da geração Y, tenho bons motivos para dizer que se voce não está conectado, voce não é ninguem no mundo de hoje.

Começamos com uma chegada tímida quando conversavamos atraves do jurássico ICQ, que foi substituido bem rapidamente pelo Msn Messenger e que hoje em dia trocamos pelo Meebo.

Voce não trocou? Saiba que a facilidade de se conectar em varios chats (chat do Facebook, Gtalk, Msn, ICQ, Yahoo!Talk, MySpace, Jabber, Aim e etc.) sem a necessidade de se instalar um software está tornando-se cada vez mais presente.

Fora do foco óbvio dos chats, esbarramos nas comunidades virtuais. Redes de relacionamento.

Alguem consegue dizer quantos anos durou a era Orkut? Com a declarada supremacia do Facebook, ter um perfil no Orkut tornou-se sinonimo de subversidade.

Lembro-me bem da era fotolog. Arrisco até a dizer que abriu precedentes para a era Twitter, sim, porque a finalidade de um fotolog era única e exclusivamente tirar milhares de fotos suas em momentos felizes e de descontração e colocar online esperando ansiosamente que a sua amiga comentasse algo do tipo "findi perfeito" ou algo do gênero.

A necessidade por atenção e conectividade existe sim, e não é de hoje. Ouse dizer para seus amigos que não tem perfil no Facebook, ou para seu chefe que não tem perfil no Linkedin e prove voce mesmo da fonte de exclusão da qual falo (acontece na maioria dos casos acredite).

Já foi-se o tempo que o simples fato de ter um MySpace era sinônimo de uma vida descolada.

Não basta que voce fique conectado somente a uma rede social. A necessidade real pelo meu ver é que voce esteja em varios lugares ao mesmo tempo, com todas as suas redes conectadas. E com todos os seus contatos ao alcance da mão.

Estamos separando as nossas vidas em partes específicas. O que queremos ouvir está no SoundCloud, e o que queremos ver está no YouTube.

O que queremos falar está no Twitter e o que queremos ler estão nos Blogs.

No FourSquare está onde gostamos de ir e no Linkedin nossa vida profissional.

Hoje em dia colocar "namorando" no perfil da sua rede social passou de condição a declaração escancarada de amor.

Amor. Palavra essa que confunde-se em meio a imagens e GIF's animados por todos os cantos.

Não reclamo da minha vida online. Não reclamo da separação obvia de algumas partes da minha vida. Acredito que assim posso organizar e controlar melhor tudo o que acontece.

Me sinto agora como um velho falando sobre tecnologia no comercial do Itaú. Mas tudo aconteceu tão rápido, que as vezes me pego pensando sobre qual sera a proxima ideia inovadora.

Se colocássemos um romano antigo no meio da Avenida Paulista, depois de um berro, o que ele teria para me dizer?

Temos de ter sempre bem claro em mente que as nossas ferramentas online devem acompanhar as nossas vidas, e não o contrário.

Antigamente vivia-se precariamente a pão e água. Hoje mal vive-se com Twitter, Facebook e um Smartphone.

Muito Obrigado,
Yuri Oliveira Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia