sábado, 17 de dezembro de 2011

WIKIPEDIA



Lembro-me de uma época em que a frase "não se pode confiar em nada que venha da internet" ainda era usada. Era um tempo em que o navegador mais usado era o Cadê? e "nenhum site usava "óculos".

Ironias a parte, vamos ao que realmente interessa. O ser humano por si só sempre teve o desejo de concentração. Concentrar todas as obras de arte em um só lugar, concentrar musica, conhecimento.

Hoje, com a internet tornando-se não apenas constante, mas extremamente necessária em nossas vidas, torna-se muito mais fácil concentrar todo o conhecimento humano e ainda assim devolve-lo em diversas linguagens e sem pudores.

Essa é a proposta da Wikipedia. De modo colaborativo, os participantes enviam conteúdo que são disponibilizados para consulta online gratuitamente e sem restrições.

Querem números? Eles têm:

- 19 milhões de artigos (697.283 em português no dia 12 de setembro de 2011)
- 281 idiomas (em maio de 2011)
- 10 anos de existência (foi lançada em 15 de janeiro de 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger)
- Atualmente é a maior obra de referencia geral da internet
- 365 milhões de leitores (aproximadamente)
- Os servidores recebem cerca de 25.000 a 60.000 pedidos de página por segundo

Mesmo adotando o princípio da imparcialidade, a Wikipedia já foi alvo de muitas discussões. Como todo o conteúdo é colaborativo, torna-se realmente difícil eliminar conteúdo falso ou duvidoso. Logicamente existem pessoas especificamente focadas para combater qualquer chance de corrupção ou alteração indevida de dados, mas não preciso lembrá-los da dificuldade de se localizar erros em um ambiente em que constantemente entra-se e atualiza-se informações.

Com o Slogan de "A Enciclopédia Livre", acredito que a Wikipedia tem tudo para continuar sendo uma fonte bastante confiável de extração de conhecimento.

Creio que a ideia de concentração de conhecimento seja uma boa ideia. Pode-se ter acesso a assuntos que dificilmente você ira conseguir em outros lugares de maneira tão fácil e comoda.

Acho linda a ideia de uma "Biblioteca de Alexandria Online", e espero realmente que não apareça nenhum Julio Cesar para acabar com essa obra prima.

Hoje não teremos fontes de referência por motivos mais que óbvios. =)

Muito Obrigado,
Yuri Oliveira Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia