quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A REDUÇÃO DA TAXA SELIC


Olá leitores,

Momento de otimismo para a economia brasileira. Fiquei sabendo da baixa dos juros para 11% ao ano. Corte esse feito pelo Banco central.

Com essa atitude, compensamos a alta que tivemos no inicio do ano quase que por completo. Segue gráfico retirado do site G1-Globo que fazendo uso de informações do Banco Central consegue ilustrar com mais clareza o caminho que a taxa de juros no Brasil teve desde 2006.


Essa notícia confirma minha tese de liberação de crédito feita no inicio do ano nessa postagem. Creio que tanto investidores e empreendedores físicos e jurídicos se sentirão mais a vontade para realizar emprestimos e investir.

As mudanças não param por aí. Há previsão de novos cortes na taxa selic para o ano de 2012. Lógico que essa medida não deixa de ser um preparo para a previsão de uma inflação de 4,5% para 2012,.

Como o G1 mesmo explica em materia, trata-se tambem de uma medida de proteção economica, visto que houve um agravamento da crise financeira internacional iniciada em 2009, e a poucos meses atrás voltou a assombrar o cenario financeiro.

Como essa crise afeta o Brasil? Bom, por tabela, acarretaria em menor volume de comércio e investimentos mais discretos que o normal, como medidas de proteção. Restrição de crédito e clima indigesto na relação entre consumidores e empresários.

Uma medida perspicaz essa adotada pelo BC, mas mesmo assim, apesar dos benefícios de um país com os juros mais altos do mundo (que por incrivel que pareça, tem um lado bom: atrai capital para a economia e diminui a cotação do dólar), estamos caminhando para mais um ano de incentivo a investimentos e créditos.

Por enquanto, vamos comemorar essa queda da taxa mesmo que ainda discreta, e aguardar os benefícios de uma economia que caminha lentamente para uma estabilização.


Muito Obrigado,
Yuri Oliveira Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia