terça-feira, 29 de novembro de 2011

VOCÊ S/A - 30 NOVAS CARREIRAS ENCONTRE A SUA AQUI



É pessoal, o mundo mudou, os negócios mudaram e as carreiras também.

Na edição nº 161, da Você S/A, Luiz de França e Vanessa Vieira, com colaboração de Lucas Rossi,  trazem um verdadeiro guia das áreas que estão em alta e que deverão absorver milhares de profissionais nos próximos anos. 


Este guia foi elaborado a partir de um estudo realizado anualmente pela rede Laureate, multinacional de educação, com 50 universidades em 20 países, além do estudo foram levados em consideração análises e variáveis identificadas por Instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação Instituto de Administração (FIA).

Então, vamos ver com qual profissão você identifica, se você já está nela ou se vale a pena mudar?

1 - Administrador Público - Por que é uma boa?
Há uma crescente necessidade de Administradores públicos ou especializados na área em empresas privadas, que cada vez mais estão se inserindo nos serviços públicos e precisam padronizar a atuação. A Administração Federal também prevê a contratação de 10.000 funcionários nos próximos 10 anos.
Perpectivas: Salários entre 10.000 e 20.000 reais.

2 - Tecnólogo e Engenheiro de Petróleo e Gás - Por que é uma boa?
Após os projetos de exploração do pré-sal, a demanda por profissionais dessa área aumentou. É um setor com diversas possibilidades de atuação como exploração, perfuração, comercialização, distribuição, pesquisa, transporte.
Perspectivas: Salários entre 15.000 e 20.000 reais para quem já está há sete anos no mercado.

3 - Especialista em Recuperação de Áreas Urbanas Degradadas - Por que é uma boa?
A preocupação ambiental já faz parte da estratégia empresarial, a demanda por pessoas qualificadas à elaboração de projetos específicos da área tem aumentado bastante.
Perspectivas: Salários entre 10.000 e 15.000 para profissionais com cinco anos de experiência.

4 - Coordenador de Desenvolvimento da Força de Trabalho e Educação Continuada - Por que é uma boa?
A competitividade exige que as empresas mantenham seus funcionários em altos padrões de desenvolvimento, informação, atualização. O profissional dessa área é o responsável por gerenciar programas de qualificação avançados. É uma função estratégica.
Perspectivas: Salários entre 7.000 e 12.000 reais.

5 - Matemático - Por que é uma boa?
Os matemáticos estão ganhando espeço no mercado financeiro, sendo uma alternativa a Engenheiros. Muito requisitados também pelo mercado de TI, podem se sair muito bem, adicionando à sua formação uma especialização na área de Tecnologia da Informação.
Perspectivas: Salários entre 8.000 e 14.000 em bancos e afins.

6 - Especialista em Inteligência Artificial - Por que é uma boa?
O avanços da robótica é um fato, profissionais atuantes nessa área, tem mercado garantido. Apesar de não ser uma formação fácil de se conquistar, os estudos sobre o tema já estão bastante difundidos.
Perspectivas: Salários entre 5.000 e 10.000 reais.

7 -  Profissional de Ecorrelações - Por que é uma boa?
Em época de conflitos e pressão pela exigência de atuar com responsabilidade socioambiental, o profissional de Ecorrelações será o responsável por mediar  situações e manter o bom relacionamento entre empresas, instituições e governo.
Perspectivas: Salários entre 5.000 e 9.000 para técnicos e 12.000 para gestores.

8 - Profissional de Marketing para E-commerce - Por que é uma boa?
As vendas online no Brasil crescem cerca de 30% a 40% ao ano, com o mercado em expansão, a demanda aumentou entre as empresas, que não querem ver seu faturamento diminuir por falta de profissionais especializados.
Perspectivas: Salários entre 6.000 e 18.000 reais, dependendo do nível em que iniciar.

9 - Designer de Games - Por que é uma boa?
Grandes estúdios estrangeiros como Ubisoft, do jogo Assassins Creed e Blizzard, do jogo Guitar Hero, já abriram escritórios no Brasil, atraídos pela onda de participação do mercado brasileiro no mundo dos games, estimada em 2% em 2011, ou seja, 2 bilhões de reais de receita.
Perspectivas: Salários entre 4.500 e 9.500, com possibilidades de ganhos maiores para profissionais criativos e diferenciados.

10 - Gestores de Eventos de Entretenimento - Por que é uma boa?
A indústria do entretenimento está em forte expansão em todo o mundo. Para a realização de cada evento, nos bastidores há um grande elenco de profissionais para garantir a organização, estrutura, montagem, divulgação e tudo que for necessários para o sucesso.
Perspectivas: Salários entre 6.000 e 12.000.

11 - Especialista em Logística Fluvial - Por que é uma boa?
O Norte do Brasil é um celeiro de oportunidades para profissionais especializados em planejar, executar e fiscalizar sistemas de transporte hidroviário, por concentrar a maior bacia hidrográfica do mundo. O profissional pode atuar em hidrovias, empresas de transporte e navegação, produção e turismo.
Perspectivas: Salários entre 2.500 e 3.500 reais para Tecnólogos e 7.000 a 8.000 para gerentes, após cinco anos.

12 - Gestor de Direito da Saúde - Por que é uma boa?
O aumento do acesso da população a planos privados de saúde prevê um maior número de negociações entre médicos, pacientes, hospitais, abrindo espaço para o profissional especializado no resultados jurídico dessas relações.
Perspectivas: Salários entre 6.000 e 20.000 reais.

13 - Gestor de Resíduos - Por que é uma boa?
dar um destino sustentável ao lixo é um problema global, atraindo profissionais que se envolvam em encontrar alternativas viáveis e soluções para destinação adequada dos resíduos residenciais e industriais.
Perspectivas: Salários entre 8.000 e 12.000 reais.

14 - Especialista em Bioinformática - Por que é uma boa?
Tem crescido a demanda pelo uso da tecnologia aplicada à biologia e a genética, profissionais das áreas de biotecnologia, farmacêutica, agricultura, medicina e bioquímica estão sendo recrutados.
Perspectivas: Salários entre 5.000 e 15.000, dependendo da experiência e do conhecimento.

15 - Consultor em Planejamento Financeiro - Por que é uma boa?
Profissão relativamente nova no Brasil, tende a crescer pelo aumento da renda média mensal do brasileiro, que tem planejado mais seus gastos. Atuando com frequência em bancos, consultorias e de forma autônoma.
Perspectivas: Salários entre 7.000 e 12.000 nos bancos de varejo.

16 - Gerente de Inovação - Por que é uma boa?
Já presente em várias empresas, o próprio título já descreve o profissional, que geralmente possui perfil arrojado e busca elevar a competitividade da empresa.
Perspectivas: Salários entre 10.000 e 15.000 para área de Marketing e 10.000 a 20.000 para área de Tecnologia.

17 - Tecnólogo em Construção Naval - Por que é uma boa?
Segundo a Associação Brasileira das Empresas do Setor naval e Offshore, o numero de profissionais da área deve chegar aos 10.000 em 2016 e há carência em todos os níveis da indústria. O Tecnólogo em Construção Naval é o responsável por selecionar qual sistema hidráulico e elétrico será implementado, entre outras funções.
Perspectivas: Salários entre 4.500 e 10.000 reais.

18 - Planejador de E-learning - Por que é uma boa?
Para atender a demanda de educação à distância, surgem os planejadores de e-learning, profissionais que pesquisam , organizam cursos didaticamente, interativamente e visualmente, podendo em Universidades, Consultorias especializadas...
Perspectivas: Salários entre 3.500 e 10.000 reais, dependendo do nível de atuação.

19 - Especialistas em Epidemias e Desastres Naturais - Por que é uma boa?
As situação de catástrofes naturais tem se intensificado pelas mudanças climáticas. Abrindo espaço para profissionais capazes criar e gerenciar programas de prevenção reação em situações de calamidade.
Perspectivas: Salários entre 8.000 e 25.000.

20 - Especialista em Agroecologia - Por que é uma boa?
Esse profissional tem a missão de propor soluções como políticas públicas e inovações tecnológicas, visando tornar as atividades agrícolas mais sustentáveis, diante expansão sem controle que ameaça ecossistemas como o do Pantanal e da Amazônia.
Perspectivas: Salários entre 2.000 e 10.000 reais.

21 - Tecnólogo em Telemedicina - Por que é uma boa?
Profissão nova e com poucas pessoas experientes, o Técnico em Telemedicina dará suporte à equipes médicas durante a prestação de serviços de saúde remotamente, mercado em expansão, graças ao desenvolvimento de novas tecnologias e necessidades relativas a distância e a urgência.
Perspectivas: Salários entre 4.500 e 7.000 reais.

22 - Coordenador de Terceirização Offshore - Por que é uma boa?
Diante da internacionalização dos negócios, surge o profissional especializado em assegurar que fornecedores terceirizados cumpram os padrões exigidos pela empresa.
Perspectivas: Salários entre 7.000 e 14.000.

23 - Gestor do Esporte - Por que é uma boa?
Não somente por conta da Copa do Mundo ou dos Jogos Olímpicos, a indústria do esporte é bilionária, necessitando de profissionais para administrar marcas, gerenciar equipes, projetos, consultorias, agências de marketing esportivos, entre outras atividades.
Perspectivas: Salários entre 3.000 e 18.000, variando de acordo com a posição ocupada: analista, coordenador, gerente... Em empresas maiores, os ganhos podem aumentar em 15%.

24 - Engenheiro de Energias Renováveis Tecnologia Não Poluente - Por que é uma boa?
A busca por energias e recursos renováveis está inserida no desenvolvimento sustentável, demandando profissionais a realizar avaliações, emitir laudos e pareceres técnicos.
Perspectivas: Salários entre 8.000 e 12.000.

25 - Gerontólogo - Por que é uma boa?
O aumento da expectativa de vida e falta de pessoas para cuidar dos idosos abrirá um mercado bastante rentável nos próximos anos. O gerontólogo se dedicará ao planejamento e implementação de ações para aumentar a qualidade de vida dos idosos, no contexto social ou da saúde.
Perspectivas: Salários entre 2.500 e 15.000, entre recém-formados e diretores.

26 - Advogado Especialista em Direito Eletrônico - Por que é uma boa?
Os delitos praticados na rede vão desde de roubo de informações e downloads indevidos a fraudes bancárias. Atividade do advogado especialista consiste, entre outras, em encontrar, compreender e interpretar a legislação, que ainda é muita falha nessa área, no Brasil.
Perspectivas: Salários entre 8.000 e 13.000 dependendo do nível e experiência.

27 - Desenvolvedor de Web Móvel - Por que é uma boa?
Aplicativos e programas para aparelhos móveis tem demanda estourada no mundo inteiro. A criatividade do profissional e a funcionalidade das criações determinarão o sucesso do profissional. Possibilidade de atuação em empresas de desenvolvimento ou de forma autônoma.
Perspectivas: Salários entre 6.000 e 10.000 reais.

28 - Consultor de Sucessão - Por que é uma boa?
Empresas familiares fundadas nas décadas de 1960 e 1970, passam agora por transições na gestão, em muitos casos, não é fácil dar continuidade ao empreendimento. Nessas situações atua o Consultor de Sucessão.
Perspectivas: Salários entre 3.500 e 20.000.

29 - Farmacoeconomista - Por que é uma boa?
Profissional responsável por estudar e analisar os custos dos usos de medicamentos nos sistemas de saúde e na sociedade. Demanda crescente pelo empenho em reduzir os altos custos do Sistema de Saúde no Brasil. Laboratórios e Planos de Saúde começam a contratar esses profissionais com maior frequência.
Perspectivas: Salários entre 8.000 a 11.000.

30 - Curador de Arte - Por que é uma boa?
A exportação de obras de arte no Brasil cresceu 500% de 2005 a 2010, o mercado está cada vez mais complexo e dinâmico, exigindo profissionais que entendem tanto da arte como do mercado e que saibam administrar.
Perspectivas: Salários entre 2.000 e 20.000 dependendo da complexidade da atuação.

Pessoalmente, achei as perspectivas de salários fora da realidade em algumas áreas. Algumas profissões já estão em atividade há algum tempo, outras realmente são novidades muito interessantes para quem busca desafios e crescimento profissional.

Muito bom acompanhar as tendências profissionais que se consolidarão nos próximos anos, quem quiser mudar e investir em uma dessas carreiras, a hora é agora!

Para saber mais detalhes e informações relevantes sobre cada área profissional, leia a matéria completa em Você S/A, Edição 161, novembro de 2011, matéria de capa.


Abraços,

Daniele Paulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia