quinta-feira, 24 de novembro de 2011

TECNOLOGIA: PARA QUE TUDO ISSO?


Pessoal, hoje trago a vocês uma breve reflexão, espero que gostem...


Há cem anos, ninguém ousaria pensar que num futuro não muito distante pudessem surgir tantas invenções e revoluções, com a criação da chamada "tecnologia".


O fato é que o mundo, por assim dizer, passou centenas de anos estagnado, evoluindo o mínimo necessário para manter as condições de sobrevivência e, de repente, em algum ponto do planeta, em alguma cabeça pensante, surgiu alguma ideia que iniciou essa transformação do homem na incessante busca por oportunidades de transferir suas tarefas primárias para objetos automatizados e por tentar construir algo que possa fazer mais que o próprio ser humano, ampliando sua capacidade de alcance, de volume, de processamento, de armazenamento. É como se estivessemos criando vários membros e cabeças, virtualmente.


Essa nova maneira de se relacionar com o ambiente externo, de forma virtual e automática, já foi incorporada a existência humana, como necessidade básica de sobrevivência pessoal e profissional.


Como explica Maslow, o homem possui uma pirâmide hierárquica de necessidades, que envolui cada vez que um nivel de necessidade é satisfeito. O que poderia, em parte, explicar a sede humana por conhecimento, pelo saber, pela busca de novas descobertas e como utilizá-las para realização pessoal e elevação da autoestima.


No entanto, como pode uma civilização evoluir por inteiro, se estamos passando por uma verdadeira "seleção natural", em que, enquanto uns estão no topo da pirâmide de Maslow, com todas as suas necessidades satisfeitas e criando mais algumas para satisfazer, ainda encontramos milhões que não conseguem satisfazer as necessidades básicas e alimentação e segurança?


Para que tanta tecnologia? Tão disseminada, tão avançada, tantos investimentos ao alcance de muitos... Mas ainda não conseguimos oferecer ao mundo todo coisas tão simples como comida e água...


Abraços,


Daniele Paulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia