sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PROFISSÃO DO FUTURO


Desde o inicio deste século muito tem se falado sobre quais seriam as profissões do futuro. Por mais que a tecnologia esteja num crescimento galopante, nunca poderá substituir o homem em atividades criativas. Então eis o “X” da questão, as profissões do futuro serão aquelas do tipo intelectual criativo, e nisso as máquinas nunca irão conseguir substituir.
Outra. O tipo de mão de obra exclusiva para aquela atividade está cada vez mais escassa no mercado, empresas procuram colaboradores multifuncionais e não mais aqueles técnicos / especialistas em um único setor. O verdadeiro Coringa, que é pau para toda obra.
Para aquele que não estiver preparado para esse futuro - próximo infelizmente o desemprego será sinônimo e freqüente em suas vidas.
O futuro, segundo a Newsweek, pertence àqueles que serão capazes de usar as próprias cabeças do que as próprias mãos, ou seja, as pessoas que se dedicarão:

Ø      À análise de sistemas;
Ø       À pesquisa científica;
Ø       À psicologia, ao marketing;
Ø       Às relações públicas;
Ø       Ao tratamento da saúde;
Ø       À organização de viagens;
Ø       À comunicação midiática e à formação;
        
Isto é, à educação nesses campos.
Ou seja, por mais antiga que seja a profissão, a de professor nunca poderá ser substituída por uma máquina. A criatividade e inovação independem da tecnologia, trata-se da capacidade do ser humano. Quanto mais você se qualificar mais oportunidades no mercado de trabalho irão aparecer, gosto muito do slogan da Revista VOCÊ/SA onde diz: “Seja seu Melhor investimento”. Sem dúvidas um slogan forte, e que responde tudo que falei até agora. O nosso crescimento profissional e humano depende exclusivamente das nossas escolhas.

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”
                                                                                                        (Albert Einstein)
Um abraço a todos!
@vanildoneto
#Inté ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia