sábado, 15 de outubro de 2011

MIOPIA PERANTE O FATOR HUMANO ORGANIZACIONAL? ENDOMARKETING, O SEU TESTE DE VISÃO PARA MOTIVAÇÃO



Espero que esteja tudo bem contigo!

Que tal motivar os funcionários? Acredito que ter uma base sólida é o plano ideal para a organização alcançar seus objetivos, bem como para os funcionários estarem motivados para fornecer e receber o melhor.

Proponho hoje algumas reflexões fundamentadas em autores conceituados no tema, para identificar e corrigir sintomas da miopia na gestão do fator humano organizacional. Vamos lá?

Bekin (2004) autor do conceito, define Endomarketing® como sendo:

“Ações gerenciadas de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações não lucrativas e governamentais e das do terceiro setor, observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental.”

Em sua obra, Grönroos (1993 apud BRAMBILLA, 2005) menciona que, o endomarketing funciona como um processo gerencial holístico para integrar múltiplas funções da empresa de duas maneiras. Primeiro, assegura que os empregados em todos os níveis da empresa, incluindo as gerências, compreendam e vivenciem o negócio e suas várias atividades e campanhas no contexto ambiental que suporte uma consciência relativa aos clientes. Segundo, assegurando que todos os empregados estejam preparados e motivados para agirem de forma orientada para serviços. A premissa do endomarketing é de que uma troca interna entre a organização e as suas equipes de empregados deve funcionar de forma eficaz antes que a empresa possa ter êxito no alcance de suas metas relativas aos mercados externos.

A possibilidade de os meios interativos e eletrônicos transformarem a comunicação entre as empresas e seus funcionários é grande. No entanto, é nas ações e instrumentos mais simples que o público interno encontra aquilo que procura: a informação, o reconhecimento e o estímulo necessário para um bom trabalho.

De acordo com Brum (1998) um programa de endomarketing é composto por instrumentos e ações que, sistemáticos e integrados por uma mesma marca e um mesmo slogan, trabalham no sentido de repassar os conceitos necessários para o sucesso de qualquer desafio ou processo de mudança.

São instrumentos que, pela sua eficiência e a aceitação, transformam-se em canais oficiais dentro da empresa, despertando o público interno para a seguinte política: “Leia tudo e saiba de tudo” ou “Veja tudo e saiba de tudo”. A ideia é oferecer um nível de informação tão satisfatório que não haja espaço para boatos e que eduque as pessoas para o aprendizado, a partir da leitura e da observação (BRUM, 1998).

Brum ainda comenta que não existe um ponto de chegada para os instrumentos de endomarketing, assim como não existe fórmula pronta. Eles precisam ser capazes de passar a ideia de uma contínua e sistemática busca de excelência para a empresa a partir do corpo de funcionários.

Dentre as ações e os instrumentos de endomarketing mencionados por Brum (1998) pode-se destacar:

a)     Manual e vídeo de integração à empresa;
b)    Manuais técnicos e educativos;
c)     Jornal interno;
d)    Jornal de parede;
e)     Cartazes motivacionais;
f)     Cartazes informativos;
g)    Painéis motivacionais e decorativos;
h)     Datas festivas e aniversário dos funcionários;
i)      Canais diretos entre direção e funcionários;
j)      Vídeos informativos e motivacionais;
k)     Palestras internas;
l)      Mensagens virtuais;
m)   Valorização de funcionários;
n)     Correio eletrônico;
o)    Intranet.

A seleção do mix de instrumentos depende do(s) objetivo(s) pretendido(s), bem como da consideração (avaliação) de algumas variáveis que os distinguem, a exemplo do custo (de implantação, de manutenção), do nível de envolvimento da coordenação (tempo dedicado para o desenvolvimento e manutenção do instrumento), da abrangência, isto é, do número de funcionários que se pretende envolver, e, da durabilidade (necessidade de atualização), entre outros (BRUM, 1998).




Brambilla (2008) comenta que após a utilização das ações e instrumentos de endomarketing pode-se obter:

a)     Satisfação e motivação do funcionário;
b)    Melhoria nos relacionamentos internos;
c)     Desenvolvimento de um “espírito de equipe”;

Nesse sentido Howard (2000) comenta:

“Tendo em vista que a organização moderna consiste em especialistas do conhecimento, ela tem que ser uma organização de iguais, de colegas ou de associados. Nenhum conhecimento está acima de qualquer outro; cada um é julgado por sua contribuição para a tarefa comum e não pela sua superioridade ou inferioridade implícita. Portanto, a organização moderna não pode ser do tipo chefe-subordinado. Deve ser organizada como uma equipe.”

d)    Formação de uma imagem positiva da empresa no mercado de trabalho;
e)     Atração e retenção de talentos;
f)     As utilizações dos programas de treinamento beneficiam a geração de inteligência e o comprometimento organizacional;
g)    Ações de suporte gerencial e diálogo interno influenciam positivamente a geração e disseminação de inteligência, melhoram a integração entre departamentos e reduzem o conflito;
h)     O uso de ferramentas de comunicação interna e de políticas adequadas de recursos humanos são os antecedentes determinantes da orientação para o cliente interno;
i)      A implantação de políticas adequadas de RH amplia o comprometimento das pessoas com a organização e reduz o conflito entre departamentos;
j)      O envolvimento das pessoas nos processos de comunicação externa amplia a geração e a disseminação de informações de mercado;
k)     A orientação para o cliente interno exerce uma influência positiva sobre a orientação para o mercado (esta é uma das melhores estratégias para que a empresa seja competitiva no mercado).

Por fim, como muitos autores enfatizam, o marketing não deve ser voltado apenas ao cliente externo, mas também deve ser feito um marketing específico para seus funcionários, eis o endomarketing. Esse conceito deve fazer parte da cultura organizacional e estar intrínseco nos funcionários para que os processos caminhem de acordo com o planejado.

O primeiro passo para enxergar é abrir os olhos! Comece olhando “para dentro” e depois veja como a sua percepção do ambiente externo irá melhorar!


Abraços,
Eduardo Silva

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