quinta-feira, 27 de outubro de 2011

FAILCON - O EVENTO QUE NINGUÉM GOSTARIA DE SER PALESTRANTE



Leitores,

Vou compartilhar aqui o meu drama com voces. Recebi um email com o assunto:

"Ha ha ha queria que voce fosse nesse evento e me contasse depois como que foi..."

O que voce pensa numa hora dessas? Virus? Piada? Correntes? Bom, como foi de um conhecido "fanfarrão", e eu não tinha nada melhor pra fazer resolvi conferir se meu anti-vírus estava ativo e abri o email.

Depois de alguns minutos falando "Isso não é sério, não pode ser..." resolvi conferir entrando no site, e digo a vocês: Poucas vezes na minha vida me senti motivado a ir a algum lugar por um bom motivo.

Antes que voces me mandem para um lugar no qual não tenho interesse algum de ir, vou revelar logo do que se trata:


"It's time to stop being afraid of failure and start embracing it."

Trata-se de uma convenção de um único dia, que reúne empreendedores de tecnologia, investidores, desenvolvedores e designers para estudar suas próprias falhas e a de seus colegas, e por meio dessa troca de experiencias possam ter mais subsídios para alcançar o sucesso em suas novas empreitadas.

O evento acontece desde 2009, e esse ano foi a vez de São Francisco ser sede do evento.

Desde o início do ano os organizadores da Failcon estavam recrutando pessoas com "Cases falidos de sucesso" para palestrar durante o evento.

A Agenda me chamou bastante a atenção. Disponibilizo aqui o que foi discutido:

  • Estudo de caso da Cuil: Deixando as coisas acontecerem
  • Conversando ao pé da lareira (Bate-papo descontraído)
  • Abordagem de design em aparelhos móveis que falham no caminho correto
  • Sobreviva a 1000 (ou morra tentando)
  • Contabilidade e taxas: Elas invariavelmente vão te pegar
  • Contos falhos (trocadilho -> Fail Tales x Fairy Tales): A ideia do compromisso prematuro
  • Estudo de caso da Airbnb: Como nós sobrevivemos a manjedoura da tristeza
  • Análise Quantitativa vs. Qualitativa
  • Mostre aos seus clientes que você se importa com eles (ou eles vão dar o fora - GTFO)
  • Contos falhos: Pare de crescer! Arrende usuários!
  • A falha dos modelos de negócios
  • Negócios arriscados: Perigos ocultos para Startups financiados
  • Estudo de caso da Uber
  • Faça sua marca crescer (sem falhar)
  • Contos falhos: Cultura corporativa internacional
  • Bate-papo
  • Não falhe na negociação de relacionamentos de negócios


Creio que não preciso dizer (ainda mais como pseudo-administrador) que essa é uma iniciativa sem igual, e que deveria servir de exemplo para alguma empresa organizadora de eventos (#FIKDIK).

Na minha opinião, é um evento completo: Palestras atraentes, ambiente descontraído, networking de dar inveja em muitos eventos, vários coffee breaks e festa no final. Um dia inteiro dedicado a exposição de cases, contados por pessoas que participaram do ocorrido, e palestras direcionais e motivacionais.

Fala-se muito ultimamente de inovação. Pessoas abraçaram ícones da inovação como Steve Jobs e construíram um altar de forma que ficou subentendido que somente a inovação poderia salvar uma marca da falência. Deixo bem claro que erros acontecem. Riscos estão em torno de todo e qualquer investimento, e não falo somente do financeiro. As falhas têm de ser expostas e devem servir como degrau para o sucesso, porque senão meus amigos, não há inovação que salve.

SEBRAE cade você com algo desse tipo?

Com um título convidativo e grandes idealizadores, o pessoal da FailCon já está pensando no ano que vem.



-> Quem quiser reservar o seu lugar desde já : Bilhetes FailCon

-> Quem quiser conferir o site do evento 2011: FailCon - 2011

Me identifiquei bastante com a iniciativa. Espero por outras. De preferência mais perto de casa...

PS- Email com a dica enviado pelo Marcelo "Fanfarra" Antunes

Muito Obrigado,
Yuri Oliveira Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia