terça-feira, 6 de setembro de 2011

MEU CICLO "PDCA"

Imagine os objetivos que você quer atingir no seu trabalho ou na sua vida, seja um mudança de função, como melhor executar uma tarefa, um projeto, melhorias na sua área de atuação ou no seu local de trabalho. 

Vários autores já citaram a possibilidade de aplicação do Ciclo PDCA na vida pessoal e, realmente, assim como somos treinados a gerir empresas ou pelo menos a gerir nossa própria função na organização e extrair dela os melhores resultados possíveis, nada mais conveniente que utilizar os recursos da administração para a nossa vida.

O Ciclo PDCA é uma ótima ferramenta que pode ser facilmente ajustada para nosso cotidiano, tanto no trabalho como fora dele, com o objetivo de facilitar as diversas tomadas de decisões as quais somos submetidos a todo momento e o alcance de objetivos. Então, vamos descobrir como podemos fazer isso.

Ciclo PDCA é uma ferramenta de qualidade em que suas iniciais significam PLAN (Planejar), DO (Fazer), CHECK (Checar) e ACT (Agir). Fazer esse cliclo funcionar continuamente é um desafio que consiste em aplicar cada fase descrita abaixo quando você estiver diante de uma situação complexa, onde é díficil ter certeza sobre a decisão que será tomada para alcançar os objetivos, seja no trabalho ou no planejamento pessoal.

P (Plan) Planejar:
O planejamento é o início de tudo, é a análise da situação, colocar no papel o que se pretende fazer e o que isso irá gerar (causa e efeito). É um momento de analisar o que motivou a realização desse objetivo e se realmente você é capaz de atingi-lo nesse momento. É a hora de desistir ou seguir com tudo.

D (Do) Fazer:
Nessa fase é preciso realmente executar o que foi planejado, não ficar adiando, se já foi provado que o objetivo precisa ser alcançado e pode ser alcançado, é necessário fazer e definir meios para isso.

C (Check) Checar, verificar:
Aqui é possível acompanhar se você está fazendo tudo o que foi definido para alcançar o objetivo, seja ele mudar a forma de fazer uma tarefa no trabalho ou uma reforma na sua casa. É preciso fiscalizar de tudo está correndo como previsto ou avaliar se algo fugiu do controle.

A (Act) Agir
Caso algo esteja fora do planejado, nessa fase é preciso agir para retomar a situação e não permitir que tudo se perca, nessa fase pode-se avaliar se o objetivo foi alcançado e corrigir erros, adaptar as etapas e melhor elaborar as fases do ciclo.

Para funcionar, o ciclo PDCA precisa girar continuamente, se adequando a cada novo objetivo, com a aplicação de todas as fases como meio de garantir que os resultados estabelecidos por você serão atingidos, é uma ferramenta que torna suas decisões mais seguras.

Vale a pena tentar!


Abraços,

Daniele Paulino

Um comentário:

Frase do dia