quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA ANALISA - A SAÍDA DE STEVE JOBS

Temos discutido com muitos amigos desde a renúncia de Steve Jobs e nós do Blog AP com a intenção de trazermos esta discussão à tona aqui no blog resolvemos criar um post especial. A proposta: cada um de nós terá que analisar sob um ponto de vista específico o mesmo tema, tendo em vista que atuamos em diferentes áreas (design de produto, marketing, Rh, controladoria e tecnologia da informação), cada um abordará os impactos a respeito da saída de Jobs.


WELLINGTON O. NASCIMENTO
Steve mudou a forma como as pessoas se relacionam com a tecnologia, como todo mundo consome música, filmes, revistas e até mesmo a Internet. Steve será sempre equiparado com a letra minúscula "i" - uma vez que significa a inovação, Internet, inspiração, mas o mais importante, individual. Ele deixa um legado da nossa geração como Thomas Edison deixou dezenas de anos atrás: orgulho por serem inventores que não descansaram até que provocassem iguais revoluções tecnológicas e culturais, literalmente, capacitando as pessoas para chegarem no ponto mais alto, sonharem mais.

Um dia eu vou contar a história para meus netos sobre como a tecnologia não se relacionava com a cultura, que não existiam livros eletrônicos, músicas em mp3 só se fossem ouvidas diante do PC e um Discman era um companheiro inseparável para quem queria ouvir música nas ruas. E também vou contar que a liderança e atenção aos detalhes e inabalável a crença de que as pessoas mereciam algo melhor é o que provocou o iMac (que gerou o iBook, iPod, iPhone, iPad) e começou o caso de amor que temos agora com a tecnologia - ex-fria, austera e bege e agora elegante, reflexiva e afetuosa.

De muitas maneiras - graças a Steve - nosso romance com a tecnologia está apenas começando e acredito que com a sua saída, essa visão que a Apple demorou anos para atingir, não será abalada a médio, longo prazo, pois é algo que já está intrínseco na cultura da empresa, porém a curto prazo será natural continuarmos vendo oscilações no mercado acionário e incertezas quanto a continuidade do legado de Jobs.

DANIELE PAULINO
Não importa o motivo que gerou a saída de Steve Jobs da Apple, a visão de todos, até de quem não é cliente da marca, é que chegou ao fim uma era de perfeição e qualquer erro ou falta de sucesso a partir de agora, recairá sobre a saída de Jobs. Criou-se um marco: antes e depois de Jobs.

YURI OLIVEIRA CARNEIRO
Creio que o impacto mais significativo da saída do Steve Jobs será na Ásia, onde estão seus principais fornecedores e concorrentes. Visto o histórico da empresa, a Apple tende a não ser tão inovadora como antes, o que pode gerar uma "luz no fim do túnel" para os concorrentes menores, visto que o Google já está com um bom "lugar ao sol". A curto prazo, creio que não terão muitos problemas, pois tudo parece perfeitamente encaminhado, ainda mais com o lançamento previsto de alguns produtos como o ICloud por exemplo.

Começa agora a fase de transformação da empresa, nessa entrada na era pós-Jobs, em que passa-se a rever alguns conceitos e objetivos. Por mais que se pense o contrário, e os próprios executivos da empresa afirmem, uma mudança nos valores será inevitavel. A pergunta que não cala é: Cook, que assume o lugar do gênio na liderança da empresa manterá a constante inovação?

Esse ocorrido irá determinar se a Apple irá sucumbir de vez devido a perda de sua "muleta", ou poderá provar de vez que já consegue andar com suas próprias pernas. O jeito é aguardar, mas eu particularmente não espero mais grandes coisas.

ÉRIKA C. SILVA
Do meu ponto de vista, a saída do Steve Jobs da Apple causará uma possível queda em questão de inovação e design de seus novos produtos. Steve é/foi um dos CEOs que possui mais patentes dos produtos da empresa para qual prestou serviço: 313 projetos com o nome dele contra 13 do Bill Gates na Microsoft, por exemplo.

A parte 'curiosa' é que a maioria dessas patentes são justamente pelo design (em especial de produto, mas conta também com design de ambientes, embalagens, etc), ao invés apenas da questão tecnológica. Estão atribuidas a ele patentes que vão desde a concepção das caixa dos iPods até as escadas de vidro que são marca registrada das Apple Stores, ou seja: pode-se dizer que Steve Jobs literalmente deu a cara para a Apple que conhecemos hoje.

Agora a dúvida: será que Tim Cook, novo CEO recomendado pelo mesmo, tem bagagem o suficiente pra manter o legado do 'Santo Steve' tanto em inovação de tecnologia quanto de design? Façam suas apostas...

HUGO OLIVEIRA CAMPOS
Muito se tem falado do que irá acontecer na Apple com a saída de Jobs. A maior de todas as dúvidas será sempre a mesma: A Apple vai conseguir continuar a trilhar o caminho de sucessivas inovações que redesenharam o "mapa mundi" da tecnologia?

Para sabermos a resposta desta (e de muitas outras perguntas) teremos que esperar os resultados de médio e longo prazo. Até lá, ao menos por enquanto, tudo parece estar sob controle. A sucessão foi tranquila e Jobs deixa claro aos investidores que tem total confiança em Cook.

Uma nova Apple vai nascer, batizada pela nova sede e apadrinhada por Tim Cook, e trará com ela novas idéias, novos conceitos, novas posturas e, principalmente, uma nova cara. Qual exatamente será esta nova cara, não há como dizer. Mas sem dúvidas não será o simpático sorriso por trás dos óculos em forma de círculo.

Muito obrigado,
Equipe Administração Participativa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia