quinta-feira, 15 de setembro de 2011

LIDERANÇA E QUALIDADES NATAS



Começo a postagem de hoje com um tema que julgo muito interessante: Habilidades natas, ou seja, aquelas que por mais que você tente aprender, quem nasce com ela sempre terá vantagem.

A habilidade nata que eu escolhi para falar hoje é a presença.

Presença como muitos sabem, é um dos muitos ingredientes que se compõe a liderança.

Presença é o modo de andar, de se sentar, falar, olhar... É um conjunto de ações e pensamentos que transmite uma imagem sobre você, seja ela boa ou até mesmo ruim.

O componente mais comum e melhor interpretado da presença é a aparência. Estilo de roupa, maquiagem e sapatos são o "cartão de visitas" acompanhado de um bom sorriso.

Uma boa aparência aumenta não somente a auto-estima, mas também a confiança e aceitação de suas ideias por parte de outras pessoas.

Executivos com presença alta agem de forma a induzir confiança estratégica, decisiva e assertiva, conclui um estudo divulgado no ano passado pelo Centro de Trabalho-Vida Política de Nova York.

Obviamente, não basta apenas aderir a hábitos que o tornem realmente presente. Tem de manter as atividades. Para os executivos que não têm essa qualidade, queiram melhora-la ou mante-la, recomenda-se o coaching. Nessa sistemática de ensinamento, o individuo não aprende apenas como se portar, mas também a aceitar e transmitir ideias. É mais um aperfeiçoamento pessoal que algum curso de qualificação profissional propriamente dito, mesmo que tenha impactos diretos no método de trabalho e gestão.

Presença, tal qual o instinto de liderança (mesmo sendo um conjunto de competências), pode ser aprendido, mas nada supera alguma qualidade nata.

Em grupos, organizações ou até mesmo em uma roda de amigos, você sempre terá uma pessoa que recebe a maioria da atenção, e que consegue fazer suas ideias serem adotadas rapidamente. Essa pessoa é um líder. Não pela qualidade de seu trabalho ou escolaridade, mas pelo modo envolvente e positivo que a imagem dela penetra nas pessoas.

Creio que trata-se da boa e velha combinação credibilidade-carisma. Esse tipo de qualidade é difícil de se obter por estudos e treinos. É a vantagem nata que combinada com algumas competências empresariais que determina o tempo que você ira levar até alcançar uma responsabilidade de liderança.

Nota-se que eu disse responsabilidade, e não cargo.

Se você sente que não tem essa qualidade, não inveje quem a tem. Recomendo que se conforme e foque em outras qualidades que com certeza você já tem bem desenvolvida, ou que procure cursos de interpretação e fala, para desenvolver um pouco mais a presença.

Eu particularmente já vi muitas e muitas vezes a presença superar hierarquias inteiras. Conheço pessoas que tentam de todas as formas obter essa qualidade e não conseguem. Leem, dizem que tem, mas mesmo assim continuam não aprendendo. Na história vimos pessoas extremamente presentes usarem suas qualidades indiscutíveis para o bem  (Mahatma Gandhi) e até para fins não aceitos como benéficos (Adolf Hitler).

Você desconhece suas habilidades? Suas aptidões? Recomendo que faça testes de auto-conhecimento. Você pode se surpreender com os resultados.

Para fechar o post, segue a "Teoria dos 9 C's" retirada do livro "Cadê os Líderes?" de Lee Iacocca, que representa as características que um líder deve ter, e é por essa teoria que eu estou me guiando para melhorar minhas competências.

1- Um líder tem que mostrar Curiosidade. Ele deve ouvir pessoas que estejam fora do círculo do “Sim, senhor”.  Se ele não testa suas crenças e opiniões, como ele sabe que está certo? A falta de habilidade em ouvir é uma forma de arrogância. Isso pode parecer que ou você acha que sabe tudo, ou que você simplesmente não se importa.

2- Um líder deve ser Criativo, fazer algo que ninguém imaginaria, algo realmente diferente. O famoso pensar fora da caixa. Líder é administrar mudanças – não importa se você lidera uma empresa ou um país.

3- Um líder deve Comunicar. Eu não estou falando de fazer fofoca ou de soltar grunhidos. Estou falando sobre encarar a realidade e falar a verdade.

4- Um líder deve ser uma pessoa de Caráter. Isso significa saber a diferença entre certo e errado e ter coragem de fazer a coisa certa. Abraham Lincoln disse uma vez, “Se você quer testar o caráter de um homem, dê poder a ele”.

5- Um líder precisa ter Coragem. Presunção não é coragem. Falar alto também não é coragem. Coragem é o comprometimento de sentar numa mesa de negociação e falar.

6- Para ser um líder você precisa ter Convicção – um fogo dentro de você. Você tem que ter paixão. Você tem que real e profundamente querer fazer algo até o fim.

7- Um líder deve ter Carisma. Carisma é a qualidade que faz com que pessoas queiram ser suas seguidoras. É a habilidade de inspirar. Pessoas se inspiram e seguem um líder porque elas confiam nele.

8- Um líder deve ser Competente. Você tem que saber o que você está fazendo. Mais importante que isso, você precisa se cercar de pessoas que saibam o que estão fazendo.

9- Você não consegue ser um líder sem ter senso comum (Common sense).


Se você se sente desenvolvido em alguma habilidade específica, ou até mesmo se sente desenvolvido em liderança como um todo, peço por favor que você não se sinta "A Rainha do Formigueiro", porque afinal, quem recolhe as folhas pra que você resista ao inverno são as operárias.

Se você chegou até aqui...
Muito Obrigado,
Yuri Oliveira Carneiro

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