quarta-feira, 14 de setembro de 2011

INOVAÇÃO - COMO EU NÃO PENSEI NISSO ANTES?

No sábado saí com a minha "irmã" e uns amigos para um Happy Hour. Entre conversas descompromissadas e risadas intercaladas a goles e aperitivos entramos numa discussão a respeito do "dom" da criatividade e a tal arte da inovação. Ontem na empresa em que estagio, participei de uma reunião departamental de 4 horas em que discutimos a "Inovação e seus meandros". Será que uma pessoa nasce criativa ou será que criatividade se desenvolve? A Arte da Inovação é algo para poucos mortais de Q.I. extremamente elevado (Steve Jobs, Bill Gates, Eike Batista) ou não é algo tão especial assim quanto parece?

Quando falamos em inovação, a primeira reação que temos é pensarmos em invenção, um
insight inimaginável, um ato de genialidade. Ainda mais quando partimos para o desmembramento lógico da palavra em questão: 'NOVA' e 'AÇÃO'. A segunda é pensarmos em mudanças. Está intrínseco a nós humanos, o ato de sermos relutantes a inovar, por termos que sair dessa nossa 'zona de conforto' para que criemos algo novo, partindo do zero. As mudanças geram tanto desconforto na maioria de nós que fazemos o possível para que "as coisas voltem a ser como eram". Quantos de nós já não pensamos nessa frase? Por que será que ficamos desconfortáveis quando alguém 'arruma' as nossas coisas e acaba mudando todas elas de lugar? Quantos de nós já não nos encontramos 'perdidos' só de termos guardado a chave de casa/carro, a carteira, os óculos ou o celular em algum outro lugar diferente do habitual?

Em primeiro lugar, é preciso entender que as inovações estarão sempre acompanhadas de mudanças e que as pessoas precisam ter
mente aberta para a inovação. Em segundo lugar, é necessário propiciar ambientes positivos para que as pessoas envolvidas não estejam desconfortáveis e relutantes e comecem a criar, dar idéias. E quando há um ambiente inovador, onde essas idéias podem ser discutidas e lapidadas, haverão inovações, sejam elas de grande impacto ou não.


NECESSIDADE + CONHECIMENTO + NOVA SOLUÇÃO = INOVAÇÃO


Novas idéias surgem em ambientes do dia a dia, através dessas mesmas conversas descompromissadas, de reuniões rotineiras, da percepção de uma
necessidade ou oportunidade exposta por um cliente (interno ou externo). Descobrir esta necessidade/oportunidade, utilizar o conhecimento adquirido ao longo da vida e criar uma solução para esta necessidade/oportunidade, será inovar. Uma vez, num filme, senão me engano perguntaram para Thomas Edison "Por que ele testou mais de 3000 teorias para criar a lâmpada". Ele respondeu "Testei 3000 teorias de como não criar a lâmpada e precisei de apenas uma para criá-la." Ou seja, para que a idéia se torne uma inovação, é necessário persistência, através de trabalho árduo e disciplinado, mente aberta e atenta, capacidade de se recuperar dos fracassos e seguir adiante (nunca voltar para trás e desistir, sempre procurar uma nova alternativa).


CRIATIVIDADE: Nasce com ela ou se aprende?
Pessoas que tocam algum tipo de instrumento, normalmente, tem o lado intuitivo mais aguçado. The Edge, guitarrista do U2 disse no documentário It Might Get Loud que para criar as músicas do U2 ele se influência das mais diferentes bandas, sons, filmes, momentos, entra no seu estúdio e começa a testar diferentes notas, trechos, até que um trecho soe diferente e inovador. Para ser criativo é necessário adquirir conhecimento das mais variadas coisas, situações e técnicas. Se o The Edge não renovasse suas influências as músicas novas soariam como as antigas. Claro que existem pessoas hiper-criativas, porém para elas terem tal qualidade, essas pessoas normalmente lêem muito, absorvem inúmeras coisas novas, para que num brainstorm possam utilizar todo esse conhecimento e virem com idéias e dessas idéias, inovarem. Então, como desenvolver? Através de dicas, hábitos, atitudes e até truques para ajudar a desenvolver o pensamento criativo. Vejamos 12 deles que podem tornar as coisas mais fáceis.


1 - Pense sempre de modo positivo sobre suas habilidades criativas.
2 - Valorize a imaginação e a
intuição, tanto quanto a razão e o conhecimento.
3 - Seja curioso - não deixe passarem as oportunidades de conhecer e explorar coisas diferentes e interessantes.

4 - Reserve um tempo para
meditar, sonhar e explorar novos caminhos sem preocupações imediatas sobre praticidade e viabilidade.
5 - Habitue-se a separar os momentos de criação de idéias dos momentos de avaliação e julgamento.

6 - Desafie os
preconceitos, normas e verdades absolutas - as suas, de outras pessoas e da sociedade.
7 - Transforme os erros e problemas em oportunidades de
fazer algo diferente.
8 - Crie e explore alternativas - abandone a crença de que há uma
única resposta certa.
9 - Tenha mais perguntas do que respostas - o que cria novidades não são as respostas prontas, mas as perguntas que questionam o saber dominante.

10 - Aproxime-se de e conviva com diferentes tipos de pessoas - amplie e diversifique suas
relações sociais e profisssionais.
11 - Anote imediatamente todas as suas idéias e pensamentos,
não confie na memória.
12 - Aprenda e use as ferramentas de criatividade como o
Brainstorming, Nove Janelas, SCAMPER, Mapa Mental para ajudá-lo a desenvolver suas habilidades criativas.


Forte abraço,

Wellington Nascimento


"Inovação é o que distingue o líder de seus seguidores."
- Steve Jobs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia