quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A GUERRA DOS SMARTPHONES


Recentemente realizei a aquisição de um Smartphone com o sistema operacional Android.

Ao contrario do que se possa pensar ao primeiro momento, não venho comparar o aparelho, e sim avaliar imparcialmente uma guerra que vem acontecendo de longa data, e que pode ter um rumo diferente do esperado com a saida do mestre Jobs do dia a dia da Apple.

Começo esse post com a minha opinião de que não importa quantas batalhas houverem, no final, o android acabará vencendo.

Afirmo isso por varios fatores que descreverei a seguir:

- Enquanto o IOS só é utilizado em IPhones, o Android é usado em diversos modelos de diversas marcas diferentes, o que acaba por "popularizar" o sistema.

- IPhones são insidcutivelmente mais caros que os demais celulares com sistema Android. Logicamente que também são feitos aparelhos caros com Android, mas é indiscutível que a Apple não fornece aparelhos com preços acessíveis com seu sistema.

- A integração com os produtos Google é um grande avanço em relação ao IOS. A popularização de redes sociais, email e canais de compartilhamento de vídeos tem atraido muitos usuários para o sistema Android.

Ultimamente tem-se visto tentativas obcecadas de bloqueio de venda de smartphones e tablets com sistema Android.

Hora vamos, isso sim é uma atitude desesperada de quem claramente está perdendo mercado. Mas quem pensa que a Google se acomodou, se engana. A compra da Motorola deve resolver grande parte dos problemas de patente, nao todos, mas com certeza grande parte.

Ainda mais após o comunicado feito por um dos fundadores da Apple, Steve Wozniak, em que confessa a quase certa vitória do sistema Android, apesar de afirmar que mesmo assim o sistema IOS é bem mais acabado e superior.

Sem dúvida que Larry Page tem muito o que comemorar, e parece que cada vez mais fica claro que o consumidor busca sempre alternativas mais baratas e funcionais, e creio que é nisso que a Google aposta.

A oportunidade de escolha, personalização e integração é bem mais atraente ao mercado atual que um software elitizado e com um belo design.

Espero que tenhamos esse mesmo tipo de disputa em outros ramos, porque no final, quem ganha mesmo é o consumidor.

Muito Obrigado,
Yuri Oliveira Carneiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia