sexta-feira, 2 de setembro de 2011

EXAME – Quanto você vale 2011

Eles nunca ganharam tanto – “Os bônus pagos pelas empresas brasileiras praticamente dobraram neste ano e fizeram crescer no país o time de executivos milionários”.

exame 999 quanto voce vale

Esta ótima reportagem, de Lucas Amorin, que estampa a capa da edição #999, fala sobre como o crescimento da economia brasileira (em especial no ano de 2010) tem se refletido no salario dos executivos das maiores empresas. Bônus milionários, bônus bianuais, opções de ações e incentivos de longo prazo são algumas das principais ferramentas para atrair e reter estes profissionais. Com a competição acirrada e um cenário de crescimento a meritocracia esta cada vez mais em alta.

“A escalada de salários e pacotes variáveis é irreversível, mas aumentos como o de 2010 não devem se repetir tão cedo”

Muitos números e alguns exemplos transformam o assunto em algo mais fácil de se visualizar, e mostram como algumas das principais empresas tem trabalhado no sentido de manter o melhor time vestindo o seu uniforme. Sem dúvidas há uma preocupação enorme em manter estes executivos no time, mas sem uma boa equipe de apoio, fica bem mais difícil do atacante principal marcar o gol.

Algumas empresas tem percebido este flanco e tem ampliado alguns benefícios a um número maior de profissionais. Desta forma, a rotatividade tende a diminuir e todos acabam se beneficiando dessa nova política. No entanto, é preciso tomar cuidado, pois não há uma linha clara definindo os limites de até aonde a boa maré que passou pelo Brasil está influenciando as cifras e quais serão as mudanças que vieram pra ficar.

Resumindo, sem dúvidas o cenário tem cooperado para uma valorização dos executivos nas empresas brasileiras. A meritocracia,que atrela bônus e benefícios ao desempenho do profissional, é algo cada vez mais presente e fará com que a briga pelos melhores “jogadores” seja ainda mais disputada. A economia está em alta e oportunidades para novas estrelas surgirem neste time de milionários estão por todos os lados, isto é, se o governo também fizer a parte dele.

De Florianópolis,
Hugo Oliveira Campos.

Fonte: Revista EXAME, Edição #999, 7 de Setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia