segunda-feira, 22 de agosto de 2011

UNIVERSIA - NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA CHEFE SABE-TUDO



As empresas não esperam mais que o gestor seja o que tem mais conhecimento em tudo. O esperado de quem ocupa essa posição é conseguir fazer uma equipe ter sucesso. Imagine que você é um gestor do departamento de TI e está conversando com alguns engenheiros de software que trabalham pra você. Um deles faz uma pergunta técnica e depois de alguns segundos, você responde que não sabe. Logo em seguida, outro funcionário dá a resposta. Você se sente desequilibrado, como se tivesse falhado em uma prova na frente de todos seus funcionários que recorrem a você em busca de ajuda.

Essa situação pode ser aplicável em qualquer área do conhecimento. A verdade é que por mais que você se atualize na sua área não é possível saber tudo. Mas de acordo com pesquisa interna realizada pelo Google, os trabalhadores não esperam mais que o chefe seja o "sabe-tudo" e mais inteligente. A pesquisa era para analisar as críticas de desempenho e identificar as frases mais comuns e palavras-chaves usadas para descrever os gestores. Havia oito opções de respostas em que os empregados deviam numerar em ordem de importância. Sabe qual foi a menos importante para ser um bom chefe? Ter conhecimento técnico. Se ainda assim você sente que precisa ser o melhor e mais brilhante da sua área, deve repensar no que exatamente te faz um bom gestor. Talvez você ocupe o cargo porque a empresa realmente considera você bom no que faz. Talvez porque você é o melhor do grupo ou tem capacidade de escrever um código melhor, vender mais e ter ideias melhores.
 
Como chefe é difícil ter essa mentalidade de analisar de que não é possível saber mais do que todos e dar conta dos assuntos e problemas que surgem. Mas o ideal é que mudar sua mentalidade que pode causar sérios danos e fazer você ficar limitado como chefe. Evite competir com quem trabalha com você e se comparar a eles com relação a conhecimento, habilidades e eficiência. Acreditar que tem ser sempre o "sabe tudo" te tornará um mau gestor, além de limitar o desempenho da sua equipe. O importante é ter conhecimento suficiente sobre o assunto para entender do trabalho e poder emitir comentários e saber dos problemas comuns que podem aparecer. O chefe também deve estar pronto para assessorar e ajudar a encontrar ajuda para os que estão com algum problema, e não simplesmente dar a solução.
 
Seu trabalho é fazer com que os outros trabalhadores sejam os melhores e cada vez se tornem mais produtivos como indivíduos e como parte de um grupo. O êxito de uma equipe não depende só do conhecimento e inteligência do gestor, mas também da capacidade que ele tem de sacar o melhor de seus funcionários. 


Vejo nisso algo que nos faz refletir sobre os conceitos que jámudaram e ainda mudarão. Essa capacidade de mais saber lidar bem sucedidamente com uma equipe ao invés de simplesmente ter conhecimento técnico do respectivo setor mais elevado, PORÉM sem expressá-lo da maneira correta e utilizando-se desse benefício basicamente pela burocracia em questão da hierarquia do cargo...concordam?

Até a próxima,

Érika C. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia