terça-feira, 2 de agosto de 2011

INCUBADORA DE EMPRESAS: BOM PARA O SEU NEGÓCIO!


Recentemente, vi o edital de uma faculdade, selecionando empresas recém criadas(startups) ou em processo de formação para um projeto de Incubadora de Empresas, em que os selecionados poderiam utilizar um espaço da faculdade, com salas privativas e alguns ambientes de uso comum, como recepção e banheiros, para o desenvolvimento das atividades da empresa. Além disso, teriam à disposição, alunos e professores para ajudar no desenvolvimento dos projetos. Em contrapartida, as microempresas escolhidas dividiriam os custos operacionais do local, como água, luz, telefone, internet... O que considero muito justo.

Então, fascinada por essa oportunidade direcionada à inovação e geração de renda, comecei a pesquisar sobre Incubadoras e como esse mecanismo beneficia, inicialmente, os pequenos empreendedores, que poderão contar com colaboração técnica e operacional para iniciar suas empresas ou o desenvolvimento de um novo produto e/ou serviço e, em consequência, beneficia também os estudantes universitários que terão a oportunidade de vivenciar situações reais do cotidiano empresarial, desenvolvendo competências necessárias ao mercado de trabalho, se capacitando profissionalmente ainda no período de graduação.

Para um melhor entendimento, vale definir o que é uma Incubadora e como funciona. Para isso, selecionei o texto abaixo, retirado do portal do Sebrae Nacional:

"Uma incubadora de empresas é um mecanismo que estimula a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas (industriais, de prestação de serviços, de base tecnológica ou de manufaturas leves), oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor. A incubadora também facilita e agiliza o processo de inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas. Em geral, dispõe de um espaço físico especialmente construído ou adaptado para alojar temporariamente micro e pequenas empresas e oferece uma série de serviços, tais como cursos de capacitação gerencial, assessorias, consultorias, orientação na elaboração de projetos a instituições de fomento, serviços administrativos, acesso a informações etc."

Se você é um pessoa inovadora, com vários Planos de Negócios engavetados, por falta de investimento, inserir sua empresa em uma Incubadora pode abrir caminhos e solidificar suas ideias, amadurecer seu produto ou serviço inovador e impulsionar seu negócio, para que, num futuro próximo, ele possa caminhar sozinho. É uma ótima oportunidade para aprofundar os conhecimentos científicos, técnicos e operacionais sobre sua ideia, poder construí-la e testá-la em uma menor proporção, sem lancá-la as cegas no mercado. 

Como citei no início do post, não é preciso possuir um empresa constituída formalmente para ser aceito em projetos de Incubação, empresas que estão em processo de criação também podem participar e são fortes candidatas.

Para ter sua empresa incluída numa Incubadora, é preciso redigir um ótimo projeto, que demonstre a capacidade de inovação do seu negócio e sua viabilidade financeira, se você tem perfil empreendedor e suas qualificações; também é preciso dispor de tempo e algum dinheiro para iniciar as atividades. Neste ponto, vale ressaltar que muitos empreendedores optam pelas Incubadoras, como forma de validar seus produtos e/ou serviços, tendo em vista que a assessoria recebida em aspectos tecnológicos e operacionais reduz imensamente os custos gerais necessários à implantação de uma empresa.

Geralmente as Incubadoras de Empresas pertencem a Entidades que fomentam o conhecimento, como Universidades, Ongs, Outras Organizações do Terceiro Setor; Empresas Públicas... É preciso estar atento aos Editais de Chamada para a Seleção de Empresas para Incubação.

Confira o link das Incubadoras de Empresas em todo o Brasil e conheça um pouco mais sobre como funcionam as Incubadoras, além de poder visualizar os dados e finalidades de cada uma. É importante observar que tipos de projetos a Incubadora apoia com frequência e quais as regras utilizadas pela Entidade que a mantém.

Ps: Fundos de Investimento também são uma boa para quem quer iniciar um negócio, mas por enquanto só tem uma mega ideia na cabeça! Porém, isso é assunto para um outro post...

Abraços,

Daniele Paulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia