terça-feira, 26 de julho de 2011

EXPO Y: ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA ESTEVE LÁ

Conforme escrevi na semana passada, fui ao evento Expo Y que rolou durante 3 dias na Bienal do Ibirapuera. Representando o nosso blog, assisti 5 palestras, debati, troquei cartões "a lá Geração Y" e pude perceber que eu sou mais Y que muito Y por aí.


O EVENTO

Ao fazer o credenciamento pude ver o quanto a Geração Y faz questão de mostrar que é diferenciada, que é a "menina dos olhos" de todas as gerações. Com bottons personalizados dizendo "Sou Y, sai da frente", "Eu falo Y" ou "Y = WO" você já percebia isso. Em todo evento pude ver um empenho assíduo em fornecer um ambiente interativo tanto para o público que estava presente no evento quanto para quem acompanhava através das redes sociais e via streaming.

Logo de cara a Vivo comandava boa parte desta interatividade fornecendo o VivoPass, um chip que interagia de diferentes formas dentro da feira. Ao realizar um cadastro com área de atuação, empresa e interesses, foi possível interligar as minhas contas do Twitter e Facebook à feira, e todos que me seguiam podiam acompanhar em tempo real o que eu fazia dentro do evento, assim como o que era postado no Twitter com a hastag "Expoy" ia parar em telões distribuídos dentro do pavilhão. Interatividade de dentro pra fora e de fora pra dentro.

As arenas onde as palestras aconteciam eram abertas, o que proporcionava uma interação total do evento, permitindo tirar fotos, gravá-las e alterná-las entre outras palestras mais atrativas ou entre stands. Além delas, dois dos espaços super movimentados da feira foram:

- O centro de descontração que possuía mesas de jogos, video-games, puffs, mini bar e um telão com informações curiosas sobre o evento (o participante mais novo, signo dos participantes, o que tinha conhecido mais pessoas, e outros dados) e chegou a ter quase 200 pessoas das 19h às 20h.

- O espaço da Telefônica que continha computadores, rede wi-fi, uma cafeteria com variados sabores e uma área para reuniões que poderia ser agendada através de um outro telão próximo. Este telão também apresentava o perfil das pessoas que tinham mais afinidades com você, para que você pudesse "trocar cartões" de forma online ou até convidar para um café, uma maneira nova de networking. Eu acabei descobrindo um futuro colega de trabalho utilizando este espaço.


AS PALESTRAS

15h às 16h, CROWDSOURCING - com a galera da Campus Party. Tudo sobre o tema que vem sido utilizado em diversas áreas de atuação, seja para novos projetos ou para arrecadação de fundos. Já comentei sobre uma das vertentes crowd aqui no blog. E a palavra chave desta palestra foi: Colaboração.

16h às 17h, SOU Y, SOU F#DA - com Marcio Svartman (SatyaWork), PC Siqueira e Oficial João. A palestra que mais me chamou atenção e que renderá um post aqui sobre isso. Sucesso x Fama x Frustração. A palavra chave desta palestra foi: Sucesso.

17h às 17h30, FORMADORES DE OPINIÃO - Com Cris Dias (JWT). Qual a relevância dos formadores de opinião? Hoje em dia os blogueiros são esses caras e como é ser um deles. A palavra chave desta palestra foi: Sinceridade.

18h às 19h, VISÃO DOS CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO PARA O MERCADO DIGITAL - Com Ricardo Almeida (Abradi). Ótima palestra para aqueles que, assim como eu, já foram mal interpretados por fazer de tudo um pouco, ter deficit de atenção, almejar sucesso rápido e aquelas outras características da Geração Y que são mal vistas por empresas patriarcais. A palavra-chave desta palestra foi: Versatilidade.

19h às 20h, A IMPORTÂNCIA DA OPINIÃO (PUBLICIDADE) - Com Carlos Merigo do blog Brainstorm9. Genial. Como sou um apaixonado por toda área de publicidade e marketing foi a palestra que mais tive domínio do assunto, a ponto de participar de ótimas discussões a respeito da publicidade brasileira x americana, mercado publicitário nacional, blogueiros e posts pagos. Mais pra frente escreverei sobre também. A palavra-chave desta palestra foi: Originalidade.


OPINIÃO

Com mais de 60 palestras em três dias de evento, a Expo Y foi um sucesso. Algumas palestras poderiam ter sido mais aprofundadas, outras mais interativas, porém a grande maioria dos palestrantes e dos temas me surpreendeu. De modo geral o evento tem tudo para crescer e ser cada vez mais "Y", tanto que por ser o 1º evento voltado para nossa geração fiquei impressionado com o engajamento de algumas empresas como a Telefônica, Vivo e Itaú - patrocinadores oficiais da feira, assim como Buscapé e Visa - com a Geração Y, proporcionando ótimos ambientes de interatividade, palestras e possibilidade de negócios. Além da participação e apoio de mais de 30 empresas de diversos portes e áreas de atuação.

Você foi na Expo Y? O que achou? Divida com a gente!


Forte Abraço,

Wellington Nascimento

"É melhor ser co-autor de idéias brilhantes, do que autor de idéias fracassadas."
- Washington Olivetto

3 comentários:

  1. Fala Will, tudo bem?

    Também fui na Expo Y e achei super interessante! Infelizmente cheguei muito tarde, fiquei pouco tempo e mal pude acompanhar as palestras, por isso, estou ansioso para sua descrição especificamente sobre essa com o Pc Siqueira, tema que me agrada muito. Embora enxuta, vale parabenizar a organização do evento pelo esforço em sintetizar o tema Geração Y de uma forma inteligente e atrativa. O meu lamento fica para o Patchs no estande do Senac, onde quase, ganhei um iPad! HAHA!
    E o meu destaque pela interação total da Vivo, especialmente com o telão apontando curiosidades sobre os visitantes, muito legal mesmo!

    Parabéns pelo Blog, meu querido! Estou com um projeto um pouco similar, mais específico, vou organizar o escopo e te mostrar pra saber seu interesse em participar. De repente marcarmos uma reunião, o que acha? Tenho outro amigo já envolvido.

    A gente que constrói a nossa história e a nossa carreira =)
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. umtravesseiroparadois,

    Agradecemos a sua participação.

    Gostaríamos de lembra-lo que estamos a procura de novos escritores, caso se interesse em fazer parte do time, pode contatar diretamente o Will ou pode enviar um email para o blog.

    Voce sera informado dos procedimentos de adesão caso seja necessario.

    Agradecemos novamente o prestígio ao blog e contamos com novos comentarios.

    Obrigado.

    Equipe AP - Administração Participativa

    ResponderExcluir
  3. Graaande Márcio,

    Como está? Tranquilo por aqui! Pô man, tu quase ganhou um IPad? uooou! hahaha! Depois me conta isso melhor.

    Valeu pelo comentário e vamos conversar mais sobre isso também. Reunião aceita, só precisamos marcar algo.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir

Frase do dia