segunda-feira, 25 de julho de 2011

EN-V, O CARRO DO FUTURO


Gostei do conceito da matéria do Dorly Neto para a TechTudo apresentando um protótipo do possível carro do futuro chamado EN-V (Eletric Networked Vehicle), criação da General Motors (GM), onde o mesmo não tem propriamente pneus, é movido a eletricidade e não precisa de motorista. A primeira questão que vem a cabeça é "como assim?".


EN-V, o novo protótipo da GM. (Foto: Divulgação)

Além do design do EN-V ser pensado exclusivamente na curta locomoção individual e não poluente com sua alimentação exclusivamente elétrica, mas devidamente protegida do exterior do veículo, ele é controlado via joystick seguindo padrões de videogame, anda a, no máximo, 40km/h e ainda conta a opção de piloto automático e sensor de obstáculos, o que possibilitaria situações como programar o carro para levar uma pessoa a determinado local, sem que ela saiba dirigir.


Ainda não há planos para comercializar o EN-V, porém, a GM garante que se ele fosse popularizado, custaria cerca de 1/5 do preço normal de um carro nos dias de hoje. Alguns protótipos já foram feitos, confira no vídeo abaixo:


O que me chamou a atenção, fora o conceito do carro em si, é a questão de como estaremos no futuro, se teremos condições físicas e psicológicas para termos em nosso cotidiano produtos/serviços desse tipo. Não consigo deixar de pensar que em breve viveremos em condições similares ao desenho The Jetsons....e vocês, o que acham?



Até a próxima,

Érika C. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia