terça-feira, 12 de julho de 2011

CROWDFUNDING: QUANTO VALE SUA IDÉIA?


Você tem uma idéia inovadora, um projeto que está guardado dentro da sua gaveta, um negócio que vai ser um sucesso, porém não tem recursos financeiros para viabilizá-lo? Partindo desta premissa vos apresento o Crowdfunding, um modelo de ações de cooperação coletiva realizada por pessoas que contribuem financeiramente, normalmente via internet, para apoiar iniciativas de outras pessoas ou organizações. Definição retirada do Wikipedia, que também é uma iniciativa "crowd", ou seja, colaborativa.

A premissa é relativamente simples: o autor da ideia apresenta sua proposta em uma plataforma online e diz quanto quer captar. Através deste sistema, indivíduos que se interessem em apoiar o projeto fazem doações – cada um dá o que quer ou o que pode. Em troca, o dono do projeto oferece uma recompensa – se o projeto anunciado for um filme, por exemplo, os “investidores” podem receber uma cópia gratuita em primeira mão.

Se o projeto conseguir captar os recursos desejados, os donos da plataforma repassam a verba aos responsáveis pelo projeto, ficando com uma comissão – em geral, 5%. Se a meta de arrecadação não for atingida, o dono da ideia sai sem nada e os investidores recebem o dinheiro investido de volta - em alguns casos, não em espécie, mas em forma de crédito para investir em outros projetos. Eu participo de uma das vertentes do Crowdfunding que mobiliza fãs para contratarem um show de uma banda sem o intermédio de uma produtora. Funciona como se fosse uma "vaquinha" de milhares de pessoas para trazer o artista preferido para o Brasil.


Não é de hoje que ações colaborativas vem ganhando espaço no mundo corporativo. Nosso blog é um exemplo de colaborativismo, sites como o Yahoo! Respostas e Wikipedia (conforme citei acima) são outros exemplos de colaborativismo, ou seja, o Crowdfunding vai mudar o mundo. Nesse novo modelo, quem incentiva faz porque gosta e se identifica com os projetos. Surge a oportunidade de fazer parte de algo grande, mesmo contribuindo com pouco! E qualquer um com uma idéia na cabeça pode se utilizar do Crowdfunding. Ele é uma maneira de levantar o dinheiro que você precisa, para realizar o que você sonha, através de pessoas que anseiam por te ajudar.

O futuro é Crowdfunding. Idéias não param de surgir ao redor do mundo – o Brasil não fica fora disso - e cada vez mais o Crowdfunding é visto como a maneira ideal para tirar essas boas ideias do papel. Para entender melhor sugiro que visitem o Catarse, site brasileiro de Crowdfunding criado em em Janeiro deste ano por dois estudantes de Administração ou assistam o vídeo abaixo. Este termo pouco explorado, porém está em crescente aceitação no mundo todo, tem muito mais a ser pesquisado, trabalho, criticado e evoluído.



O que vocês acham? Concordam? Discordam? Enfim, participem!


Forte abraço,

Wellington Nascimento
"Um anão sobre os ombros de um gigante pode ver mais longe que o próprio gigante."
- Robert Burton

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia